Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o tema Ideias para Adiar o Fim do Mundo

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o tema Ideias para Adiar o Fim do Mundo
Com participação de Ailton Krenak, evento será realizado de 23 a 29 de outubro, em formato híbrido
 
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, realiza a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Neste ano, o evento aborda o tema “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e homenageia o trabalho do escritor mineiro e líder indígena Ailton Krenak, autor da obra de mesmo nome. De 23 a 29 de outubro, a Semana contará com uma série de atividades gratuitas, em formato híbrido, para fomentar as discussões sobre a leitura e a literatura. 
 
O evento, que é realizado no âmbito do Plano Descentra Cultura, iniciativa da Secult para descentralização de recursos, formações e atividades culturais em todo o estado, é um importante mecanismo de valorização dos segmentos do livro, leitura e bibliotecas. 
 
Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Lucas Amorim, a realização de eventos híbridos na Biblioteca Estadual marca um momento importante, já que as atividades presenciais vêm sendo retomadas de forma gradual, e as ações culturais e educativas do espaço continuaram a ser ofertadas ao público, em ambiente virtual. Para Amorim, esse esforço conjunto evidencia a importância do estímulo às atividades literárias. 
 
“A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais oferece um acervo bibliográfico de valor inestimável nas diversas áreas do conhecimento, com destaque para importantes obras de escritores mineiros e, por meio de suas ações de incentivo à leitura, especialmente à leitura literária, e de atividades culturais em suas diversas linguagens e manifestações artísticas, faz permanentemente o convite ao cidadão para conhecer e usufruir de todos os recursos colocados ao seu alcance”, pontua o diretor. 
 
Instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/80, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem o objetivo de incentivar a leitura e a construção do conhecimento por meio da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas. Na edição 2021, Ailton Krenak é o escritor mineiro homenageado pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais e participa da programação elencando questões emergentes do tempo presente. 
 
Krenak participará de uma live pelo Instagram da Biblioteca Estadual (@bibliotecaestadualmg), a partir das 10h, no encerramento do evento, que acontece no dia 29 de outubro. Durante a conversa com o público, Ailton Krenak vai contar um pouco mais sobre suas inspirações para o livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”. Além de falar sobre sua obra, o escritor vai debater o impacto das ações humanas no meio ambiente e o lançamento da Biblioteca Selvagem, criada como uma forma de homenagear a trajetória de Krenak no cenário da literatura brasileira. 
 
Programação
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem início no sábado (23/10), com a realização da 3ª edição da Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz”. O evento contará com ações especiais, como um Espaço Kids, dedicado aos pequenos, além de uma campanha de doação de livros infantojuvenis, histórias em quadrinhos e mangás. O evento ocorre das 9h às 17h, no Teatro de Arena da Biblioteca Estadual, com entrada gratuita. 
 
Na segunda-feira (25/10), também pelo Instagram, será transmitida a narração de histórias “Palavra de Primavera”, com Beatriz Myrrha, escritora que trabalha há 30 anos como contadora de histórias e musicista. É idealizadora e maestrina do Coral dos Desafinados, educadora, palestrante e formadora de contadores de histórias e de professores de música. 
 
Também na segunda-feira, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas convida as equipes de bibliotecas públicas e comunitárias do estado para um passeio pela história das bibliotecas, conduzido pela professora e pesquisadora Maria da Conceição Carvalho, em edição do Grupo de Estudos Alexandria. A atividade acontece às 14h,  via videoconferência, com inscrições gratuitas pela plataforma Sympla. 
 
Na terça-feira (26/10), acontece uma live com o Cordelista Olegário Alfredo, mineiro de Teófilo Otino, e que vai falar sobre a importância da literatura de cordel, além de declamar alguns de seus poemas para o público. 
 
As atividades de incentivo à leitura continuam na terça-feira, com mais uma edição do projeto Tempo para Ler, do Setor Braille. Em encontro virtual, haverá um debate a respeito de “Tarantão, meu patrão”, obra de Guimarães Rosa. O evento será realizado por meio de plataforma de videoconferência, a partir das 14h. É necessário realizar inscrição prévia. O link para participação está disponível AQUI.
 
O terceiro dia da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca conta, ainda, com o bate-papo “Rotas Criativas da Literatura de Minas”, que será transmitido a partir das 16h, no Instagram. Gisele Corrêa Ferreira e Decio Zylberzstajn conversam sobre a relação entre literatura e turismo, por meio do desenvolvimento de Rotas Literárias que agrupam vários itinerários sob um mesmo tema: um autor, uma obra, uma cidade ou uma região para fins turísticos, culturais e educativos. Eles também irão apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Polígono Sul-Mineiro do Livro que engloba, além de Poços de Caldas, em torno de 170 cidades e 250 localidades com objetivo de oferecer experiências únicas aos turistas e comunidade local, valorizando o patrimônio literário. 
 
Em diálogo com a Agenda 2030 da ONU, que tem como premissa “não deixar ninguém para trás”, o Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada/Caixa-Estante promove a live “Experiências de leitura literária em unidades socioeducativas”, com as professoras Adriane Sartori e Martiotides Gomes Bezerra (Tide). O evento acontece na quarta-feira (27/10), às 10h. No mesmo dia, a partir das 15h, será transmitido um encontro com o Casarão das Artes, responsável pela publicação da revista Canjerê. Na ocasião, a jornalista Rosália Diogo conduzirá um bate-papo sobre a revista. As inscrições podem ser feitas neste link. Ao fim do evento, será emitido um certificado para os participantes. 
 
Na quinta-feira (28/10), um dos destaques da programação é o minicurso “Literatura, patrimônio e a cidade”, ministrado por Breno Fonseca. A atividade propõe uma reflexão sobre a presença do patrimônio cultural em alguns textos literários, bem como temas circunstantes como a cidade e seus bens culturais. Visa-se construir um espaço de diálogo e experimentação, para que os participantes possam vislumbrar novas perspectivas de trabalho, no que tange à formação, no contexto da educação para o patrimônio cultural. O curso será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas AQUI.
 
Ainda na programação de quinta-feira (28/10), a partir das 15h, um bate-papo especial com os escritores Paulo Antunes e Márcia Araújo especiais. A atividade será realizada por meio de plataforma de videoconferência, e as inscrições estão disponíveis neste link. 
 
A programação completa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca está disponível AQUI
 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco