Resenha da Semana: Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J.K. Rowling

Resenha da Semana: Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J.K. Rowling

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2015. 703 p.

Joanne Kathleen Rowling nascida nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Ganhou notoriedade ao escrever uma das sagas mais conhecidas no mundo inteiro. Recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias de seus livros. Esse é o quinto livro da saga do famoso bruxo Harry Potter.

Nesse livro, nosso querido Harry segue na casa de seus terríveis tios. Harry sempre ficou atento às notícias das primeiras páginas do profeta diário, porém, ele descobre que não ter dado tanta importância ao restante das notícias do jornal dos bruxos, foi um erro.

Para tentar se atualizar das últimas notícias do mundo trouxa e ver se algo anormal acontecia, procurando pistas a respeito de Voldemort, ele se mantinha deitado no gramado de frente da casa dos Dursley perto da janela da sala, sempre atento ao noticiário da TV, esperando que uma coruja chegasse com as cartas dos seus melhores amigos. Eles nunca ficaram tanto tempo sem manter contato.

Depois de ser pego pelos tios ouvindo o noticiário, Harry decide andar para espairecer e acaba encontrando seu primo Duda e amigos. Assim que os amigos do primo foram embora, Harry decidiu afrontá-lo para ver o que aconteceria. Óbvio que Duda faria menção aos pais do garoto que já haviam morrido há 14 anos, e Harry estava explodindo de ódio, mas os primos foram interrompidos por calafrios e perceberam que algo acontecia com o céu.

A noite enluarada e clara se tornou uma noite sem lua, sem estrelas e sem nenhum sinal de alegria. Harry sabia o que isso poderia ser e ficou atento, não acreditando que isso aconteceria com eles ali em um bairro rodeado de trouxas. Infelizmente os temores de Harry se concretizaram, e os dois garotos estavam sendo atacados por dois dementadores.

Harry, utilizando um feitiço que ele já conhecia e já havia conjurado algumas vezes, Expecto Patronum, conseguiu se salvar e ao seu primo, derrotando os dois monstros que os estavam atacando. Assim que ele se recompõe do ataque, como que por magia, sua vizinha a Sra. Figg aparece na frente dos garotos. Harry não fazia a menor ideia de que, a senhora que fazia companhia a ele quando não podia ir aos lugares com seus tios, era uma enviada de Dumbledore para cuidar dele e ficar de olho em tudo o que acontecia ao garoto.

Ela sabia que Dumbledore teria que agir rápido, pois assim que Harry colocou os pés em casa, além de ser recepcionado da pior forma possível, recebendo acusações de todos, falando que o garoto havia enlouquecido Duda, ele recebe a pior carta de sua vida. Era do Ministério da Magia, comunicando ao garoto de sua expulsão de Hogwarts e de que sua varinha seria imediatamente confiscada. Era expressamente proibido que jovens bruxos antes de completarem os 17 anos de idade, fizessem magia fora da escola, ainda mais na presença de trouxas.

Com todos os pensamentos confusos e fora do lugar, ele cogitou fugir, pois preferia isso do que não voltar a Hogwarts e ser condenado a viver com os Dursley pra sempre. Mas com a expulsão de Harry, o seu tio viu a possibilidade de expulsá-lo de casa, ele não fazia mais parte desse mundo de louco, havia sido expulso, logo tio Valter não teria a menor obrigação com o garoto.

 Para surpresa de todos, após a chegada de uma carta direcionada a tia Petúnia, todos se assustam e ficam apreensivos, esperando o assunto da carta e porque raios tia Petúnia estava recebendo cartas de Hogwarts. Afinal, quem ela conhecia no mundo mágico? Ela não respondeu nenhuma das perguntas, só afirmou que o garoto continuaria em casa, mas, trancado em seu quarto.

Para completar as coisas estranhas e inesperadas que estavam acontecendo com Harry, ele foi surpreendido com uma guarda avançada para sua proteção. Alguns professores, ex professores, aurores e integrantes do ministério da magia foram buscá-lo, ele seria levado a sede da Ordem da Fênix, para aguardar seu julgamento.
Ao chegar na casa protegida e escondida com feitiços de proteção, Harry encontra seus melhores amigos Rony e Hermione que não enviaram uma carta sequer ao amigo. O que ele não esperava era ouvir que nenhum deles havia enviado notícias a pedido de Dumbledore. Após as apresentações aos outros membros da Ordem, Harry reencontrou seu querido padrinho Sirius e descobriu que a casa em que estavam era de sua família, os Black, e o lugar mais seguro para abrigar os bruxos, pois eles precisavam se encontrar e tramar os planos para agir contra as investidas de Voldemort.

Finalmente chegou o dia do julgamento de Harry no Ministério da Magia, seus amigos estavam confiantes de que haveria justiça e ele seria inocentado, afinal de contas ele usou magia para se defender e defender o seu primo do ataque dos dementadores. Mas Harry estava com medo de ser condenado injustamente. Muitas coisas estranhas estavam acontecendo desde o retorno de Voldemort e ele começou a esperar que coisas ruins acontecessem com ele. Para sua surpresa ele não estava sozinho na sala do julgamento, Dumbledore apareceu no meio do interrogatório como testemunha de defesa e não só ele, mas a Sra. Figg também, atestando que tudo aconteceu realmente como o garoto havia mencionado e que só usou magia para proteger tanto ele quanto ao primo. Para alegria de todos, a justiça foi feita e Harry foi absolvido de todas as acusações. Ele voltaria a Hogwarts.

Após algumas semanas fazendo tarefas e mais tarefas na casa da Ordem, eles finalmente receberam suas cartas com as listas de novos materiais didáticos do ano e para surpresa de todos, Rony e Hermione haviam sido selecionados como os monitores da casa Grifinória. Todos esperavam que Harry fosse o escolhido, seria uma forma de demonstrar a lealdade de Dumbledore ao menino, para tentar abafar um pouco as notícias negativas e envenenadas que o jornal bruxo, o Profeta Diário, publicava todos os dias. Mas Harry acabou ficando feliz pelos amigos, era a primeira vez que Rony experimentava a sensação de sobressair ao amigo famoso Harry Potter. E para comemorar essa conquista de Rony e Hermione, a sra. Weasley preparou uma festa no lugar do jantar. Todos brindaram e comemoraram ao novo posto dos jovens, e essa festa era o momento perfeito para que Rony falasse com detalhes sobre a vassoura nova que ganhou de sua mãe, para comemorar seu novo posto na escola.

A sra. Weasley aproveitou que já estava anoitecendo e resolveu dar um fim no bicho papão que estava habitando um dos cômodos da casa. E Harry, que começara a sentir um leve incômodo de estar na festa, decidiu ir se deitar mais cedo. Ao passar em frente ao cômodo em que a sra. Weasley estava ele se deparou com uma cena assustadora. Ela estava aos prantos tentando de todas as formas dar fim ao bicho papão, mas quanto mais ela tentava, conjurando o feitiço riddikulus, mais o bicho papão trocava de forma, até que Harry se assustou com o que viu. Ele se viu deitado no chão imóvel, sem vida. Esse era o maior medo da sra. Weasley, ver sua família morta. Para alívio de Harry o professor Lupin ouviu os barulhos estranhos e foi averiguar o que era, chegando bem a tempo de acabar com o bicho papão e acalmar a sra. Weasley.

No dia seguinte, todos os estudantes de Hogwarts, seguiram em direção à estação 9/¾, menos Harry, pois ele teria uma escolta especial, para garantir sua proteção. Sirius, padrinho de Harry, aproveitou a oportunidade e se transformou em um cachorro grande e preto, que era a sua forma de animago, e acompanhou o sobrinho até a estação. Chegando na escola de Hogwarts, Harry se depara com duas situações conflitantes, Hagrid que além de professor do Trato de Criaturas Mágicas, era também seu amigo, não estava lá para recepcionar os alunos do primeiro ano, e assim que ele chega nas carruagens para ir até o castelo, ele percebe que elas não são puxadas sozinhas, por magia, mas sim por cavalos bem diferentes de tudo o que um dia ele já viu. A situação piora quando ele tenta mostrar a Rony os cavalos puxando a carruagem, mas seu amigo acha que ele está biruta, pois não consegue enxergar nada, e como se tudo isso já não fosse ruim, pra piorar, Luna, uma jovem bruxa (que é considerada biruta por todos da escola) da Corvinal diz a Harry que ela também vê os animais e que ele não está louco.

Assim que chegaram ao castelo, todos foram para o grande salão esperar o jantar de boas-vindas e ver a seleção dos novos alunos. Para o desespero dos três jovens, Hagrid realmente não estava mais no corpo docente deste ano, e o pior, ninguém havia falado nada a respeito. Ele simplesmente desapareceu e ninguém informou aos garotos sobre seu paradeiro. O chapéu seletor, como todos os anos, entoou o seu discurso, um pouco diferente esse ano, a todos os presentes no salão. Ele pediu união das casas, união entre os alunos e todos em Hogwarts, pois ele sentia que grandes coisas estavam por vir e que a escola deveria se fortificar de dentro para fora. E não foi só a mensagem do Chapéu Seletor que fez os alunos ficarem pensativos, Dumbledore foi interrompido pela nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge que deixou bem claro que o Ministério da Magia, se necessário, iria intervir diretamente em Hogwarts. Harry se lembrou de ter visto a nova professora em seu julgamento, ela votou pra que ele fosse condenado.

As primeiras aulas começaram e além de Harry ter sido injustiçado em Poções, com o professor Snape, ele enfrentou Umbridge. Durante a aula, os alunos perceberam que eles não fariam demonstrações de feitiços de defesas de forma prática, mas teriam somente aulas teóricas. Harry acabou se irritando muito nos momentos em que percebeu que a professora dizia não ter ninguém querendo atacar alunos de 15 anos e que o bruxo das trevas, que diziam ter voltado, não retornou. Isso causou muito burburinho, além de uma grande detenção para Potter, que foi aconselhado pela professora McGonagall a não desafiar Umbridge, pois coisas muito mais sérias e terríveis estavam em jogo, e ela não estava ali por acaso, o Ministério a estava usando para seguir os passos tanto do garoto, quanto de Dumbledore.

Para cumprir a detenção que Harry ganhou, ele foi até a sala da professora Umbridge, que tinha cara de sapo. Ele se sentou e a única lição que ele tinha que fazer era escrever no pergaminho, com uma pena especial que escrevia com uma tinta especial, a frase “não devo contar mentiras”. No início, tudo estava indo bem, até que o garoto começou a sentir uma dor muito forte na parte de cima da mão e percebeu que a tinta especial era seu próprio sangue. Quanto mais ele escrevia, mais a frase penetrava em sua pele, ele fez isso durante o resto da semana até que a mensagem realmente penetrou e marcou para sempre a pele de Harry. A única alegria do garoto foi mais uma conquista de seu amigo Rony. Ele havia feito o teste para goleiro do time de quadribol da Grifinória e tinha conquistado a vaga, um alívio em meio a tanto caos.

Assim que pôde, Harry decidiu escrever uma carta a seu padrinho Sirius. Ele sabia que isso era arriscado, mas após reler a carta várias e várias vezes, ele viu que não havia nenhuma informação importante na mensagem, mesmo se ela fosse interceptada, somente Sirius e seus amigos saberiam do que Harry estava falando. Ele avisou ao padrinho, de forma codificada, que sua cicatriz estava doendo cada vez mais, e que ele estava preocupado com a ausência de Hagrid, pois ninguém da escola ou da Ordem deu notícias sobre ele.

Após o café da manhã, por mais compromissos com os deveres de casa que Harry e Rony tivessem, eles decidiram ir treinar um pouco, agora que Rony era o goleiro, ele precisava estar em sua melhor forma para os próximos jogos. Assim que eles chegaram no dormitório da Grifinória, Rony recebeu, de forma inesperada a visita da coruja de seu irmão Percy com uma carta relativamente grande. O conteúdo era bem suspeito, primeiro, o irmão desnaturado e arrogante, parabenizou Rony pelo seu posto como monitor da casa da Grifinória, e logo depois ele aconselhou o irmão a se afastar de Harry Potter. Isso poderia acabar com a reputação e a imagem de Rony, pois Percy jurava que seu irmão mais jovem queria seguir os mesmos passos que ele. Ao final da carta, Percy diz a Rony para ficar atento ao jornal Profeta Diário do próximo dia, ele teria informações importantes e esclarecedoras. E novamente aconselhou seu irmão a se afastar de Harry e de qualquer coisa que ligava aos aliados de Dumbledore

Após a leitura da carta, os três amigos ficaram revoltados com a mensagem de Percy, eles não entendiam o que se passava na cabeça do irmão de Rony. Não fazia o menor sentido e o que de tão importante estaria escrito no Profeta Diário do próximo dia? Após a chegada do jornal matinal, os três jovens bruxos foram procurar algo que fizesse sentido a respeito da carta de Percy, e não foi preciso muita procura, a matéria estava nas primeiras páginas. Para espanto dos garotos Umbridge foi nomeada agora alta inquisidor de Hogwarts, através de um decreto do ministro da Magia. O que isso acarretaria na escola? Algo bem problemático. Agora Umbridge teria poder para fazer inspeções durante as aulas, analisar o desempenho dos professores, através do seu ponto de vista e mandar relatórios ao ministro e ela teria o poder de despedir professores, caso necessário.

Após um dia cansativo em que Harry mais uma vez enfrenta Umbridge na aula de Trato das Criaturas Mágicas, Hermione e Rony decidem que seria melhor eles tomarem a frente das aulas de defesa contra as artes das trevas e ninguém melhor que Harry para poder ensinar como se defender e o que fazer pra se salvar em momentos críticos entre a vida e a morte. Hermione e Rony colocaram o plano em ação e começaram, de forma secreta, a convidar alguns alunos para esse grupo de estudos marcando um encontro com todos eles.

O encontro fora marcado no pub Cabeça de Javali, não era muito frequentado pelos alunos de Hogwarts, mas estava dentro do perímetro permitido de se visitar em Hogsmead. Eles chegaram mais cedo e após pedir três cervejas amanteigadas ao barman, Harry percebeu que ele era muito familiar, mas a ideia logo saiu de sua cabeça. Aos poucos os alunos foram chegando e não demorou muito para Harry percebesse que eles estavam ali somente para saber a sua versão a respeito da morte de Cedrico e se é realmente verdade que Voldemort retornou.

Depois de alguns minutos de exaltação, todos assinaram o pergaminho se comprometendo a participar das aulas secretas e a não espalhar o plano para mais ninguém. Assim que Hermione tivesse o local, data e hora, ela enviaria uma mensagem avisando aos jovens bruxos. Mesmo com as discussões acaloradas e Harry quase ter perdido a cabeça, houveram três revelações fortes naquela noite. A primeira é que Cho, a ex namorada de Cedrico, a garota pela qual Harry estava apaixonado, não tirava o olho dele; a segunda é que Rony descobriu que Gina, sua irmã caçula estava namorando e a terceira revelação foi que Harry descobriu que Gina gostava dele, mas havia desistido da paixão, o que fez Harry abrir os olhos para novas possibilidades.

Aparentemente estava dando tudo certo para todos ne?! Mas essa alegria duraria bem pouco. Assim que passou o final de semana, Harry e Rony viram que tinham um aviso na sala comunal. Era um decreto que proibia, terminantemente, grupos de estudo, organização, time, ou qualquer outra coisa, sem que passasse pela inquisidora e tivesse a sua aprovação. Caso contrário, os alunos pegos nesses grupos, estariam expulsos de Hogwarts.

Passadas algumas aulas turbulentas por causa da chuva torrencial em Hogwarts, e o treino exaustivo de quadribol, Harry estava decidido a fazer o dever de casa da aula de poções, durante os exercícios, o garoto ficou pensando qual seria a real ligação que ele tinha com Voldemort e por que ele estava conseguindo identificar o que o bruxo das trevas estava sentido através da sua cicatriz. Enquanto os pensamentos tomavam conta dele, o garoto acabou pegando no sono e teve um sonho turbulento, onde ele se via em um corredor escuro e sem janelas com uma porta, que ficava maior a cada passo dado, de repente ele foi acordado no susto pelo seu amigo elfo doméstico Dobby que estava com a coruja do garoto, Edwiges, que já estava recuperada de um acidente que havia sofrido sem explicações.

O elfo e o garoto conversaram sobre algumas coisas e no meio da conversa, Harry decide pedir ajuda ao elfo. Ele queria um lugar seguro para praticar os feitiços de defesa com os alunos que se comprometeram a participar das aulas particulares e foi ai que Dobby disse que conhecia a Sala Vem e Vai ou mais conhecida como a Sala Precisa. Ela é uma sala que fica escondida no sétimo andar da escola em frente uma tapeçaria. Ela se abre após você caminhar três vezes em frente um determinado espaço da parede, pensando de forma bem concentrada em algo que você precisa muito e como um passe de mágica a sala se abriria com o espaço que a pessoa necessita. E foi assim que Harry deu a sua primeira aula.

Todos estavam reunidos nessa sala especial e puderam praticar o feitiço de desarmar, sem nenhum problema. Todos os alunos saíram satisfeitos e surpreendidos por estarem aprendendo algo realmente válido e decidiram chamar esse grupo como a “Armada de Dumbledore”. Para completar, a rotina de aulas, treinos e deveres eles estavam tensos e ansiosos com o jogo de quadribol entre Grifinória e Sonserina. Harry sabia que seria difícil, principalmente para Rony, que estrearia na posição de goleiro. O jogo foi intenso, a torcida da Sonserina entoava cânticos terríveis se referindo à Rony, mas Harry conseguiu pegar o pomo de ouro e a Grifinória saiu vencedora, com louvor, se não fosse pela atitude problemática de Malfoy provocando tanto os Weasley quanto o próprio Harry.

Como nenhum dos meninos tem sangue de barata nas veias, Harry e Jorge partiram pra cima de Malfoy sem dó e acabaram na sala da diretora, a professora McGonagall, que aplicou uma severa detenção nos garotos. Mas como castigo pouco é bobagem, por intermédio de um novo decreto que dá poder a Alta Inquisidora, a intervenção à detenções e castigos, ela achou que só uma detenção para os garotos era algo simples demais, e então ela decide banir para sempre Harry, Fred e Jorge do quadribol.
Para dar alívio aos garotos após toda essa confusão, Hermione percebe que Hagrid havia voltado e isso alegra o coração de todos. Eles decidem sem pensar duas vezes ir visitar o amigo, usando a capa de invisibilidade de Harry e o Mapa do Maroto que permite ver onde cada pessoa está dentro do castelo. Chegando lá, eles se deparam com um Hagrid muito machucado e ferido. Ele conta a missão supersecreta que lhe foi incumbida e diz que não só eles, do lado de Dumbledore, estavam atrás dos gigantes nas montanhas para tê-los como aliados, mas os comensais da morte também. E infelizmente os comensais, tiveram êxito na missão.

Hagrid conheceu finalmente a Alta Inquisidora e se surpreendeu ao saber que ela estava inspecionando os professores e colocando os que ela menos acha necessário, em observação. Hermione estava decidida a ajudar Hagrid a montar as aulas, se fosse necessário, mas não iria deixar que nada acontecesse ao grande amigo. Assim que chegaram até a aula de Hagrid eles foram surpreendidos, porque o animal que o professor decidiu ensinar não era visível a todos os alunos. Apenas três deles conseguiam enxergar, dentre eles Harry e Neville. Eram os testrálios, cavalos negros e alados e bem ossudos, visíveis somente àqueles que já viram a morte. Infelizmente a professora Umbridge estava presente e fizera anotações maldosas e distorcidas a respeito de Hagrid e sua aula.

Para alegrar um pouco o mês dos garotos, Harry descobre que iria passar o Natal na Toca junto com os Weasley, e estava muito animado por isso, só não tão animado por saber que talvez não veria Sirius, seu padrinho, pois como ele era fugitivo, seria muito arriscado tirá-lo do esconderijo da Ordem.

A última aula da Armada de Dumbledore aconteceu e Harry descobriu que Gina o substituiu no time de quadribol, gerando um certo desconforto no garoto. Mas ao final da aula Cho e Harry tiveram um momento a sós, mas não foi nem um pouco como Harry imaginou que seria. Ela estava chorando muito e eles acabaram se beijando, causando espanto e incertezas sobre se o que aconteceu foi algo positivo ou não.
Assim que os meninos foram dormir, Harry começou a ter um sonho bobo relacionado ao acontecido com Cho, mas de repente o sonho mudou e foi muito mais real do que qualquer outro sonho que o garoto já tivera na vida. Ele estava rastejando pelo chão gelado e entrava e saia de alguns corredores, até localizar alguém no chão adormecido e sentiu uma vontade incontrolável de morder a pessoa até que isso realmente aconteceu, não só uma vez, mas várias vezes, até que Harry foi acordado por Rony e seus companheiros de quarto.
Assim que ele conseguiu se recompor ele entendeu o que tinha acontecido, ele em forma de cobra havia atacado o senhor Weasley. Rony não sabia o que fazer com a informação, jurava que era só um sonho e que seu pai estava bem, até que Neville chega ao quarto acompanhado da professora McGonagall que se espanta com o relato de Harry, mas o aconselha a se vestir, pois eles se encontrariam com Dumbledore urgentemente.

Foi constatado que o sr. Arthur estava ferido e tomaram rapidamente as devidas providências para que ele se recuperasse o mais rápido possível. Enquanto isso, Dumbledore teve que dar uma boa justificativa do porquê Arthur estava onde estava e logo em seguida enviou todos os filhos do sr. Weasley a sede da Ordem juntamente com Harry Potter. Depois de muito aguardar, todos puderam visitar o sr. Weasley no hospital bruxo St. Mungus, e antes de Fred e Jorge sairem da enfermaria onde o pai estava, deixaram um dispositivo extensível que imita uma orelha, para poder escutar o que os pais conversavam com Moody e Tonks. Foi aí que a notícia mais surpreendente pegou a todos os garotos de surpresa. Harry Potter poderia estar sendo possuído por Voldemort.

Essa ideia de ter Voldemort em seu corpo e mente, deixou Harry perturbado e ele acreditava que os garotos estavam com medo e não queriam conversar com ele, então ele decidiu se isolar na casa e não conversava com ninguém. Mas isso não durou muito, pois sua amiga Hermione fez com que ele conversasse com Rony e Gina.
Depois de acertarem os pontos entre eles, o clima no esconderijo da Ordem não podia estar mais feliz. Sirius estava sorridente e cantarolando por todos os cantos. Todos almoçaram juntos e logo após foram visitar Arthur no hospital. Chegando lá, os meninos deixam Molly e Arthur conversando coisas de adultos enquanto eles iriam buscar um chá. No caminho, eles descobrem que o professor Lockhart estava internado no mesmo hospital, devido a um feitiço que o professor lançou em Rony, utilizando a varinha do mesmo, que estava quebrada e bem defeituosa. O feitiço saiu pela culatra. Enquanto eles estavam conversando com o ex professor, de acordo com o que eles conseguiram conversar devido ao estado mental do mesmo, Rony viu Neville e sua avó.

Assim que Neville e sua avó se aproximaram, a senhora muito simpática cumprimentou a todos os garotos e falou que sempre escuta muitas coisas boas a respeito deles e foi nesse momento que os meninos descobriram que os pais de Neville estavam vivos, mas foram torturados até perder completamente o juízo mental, pelos comensais da morte. Isso causou uma grande comoção entre os garotos que não sabiam da história do amigo.

Após o sonho de Harry, Dumbledore se preocupou com a ligação que Voldemort poderia ter com Harry, e após o acidente, era bem provável que o Lorde das Trevas teria descoberto isso, e poderia tentar acessar as memórias e pensamentos do garoto, assim como Harry estava acessando as dele. Para ajudar Harry, Dumbledore pede a Snape para dar aulas particulares de um feitiço que bloqueia esse acesso, a “Oclumência”. Não foi nada fácil para o menino a primeira aula, ele não conseguia se concentrar para que houvesse o bloqueio, e para piorar, a sua ira contra o professor só crescia dando a ele, a oportunidade de acessar mais e mais memórias do garoto.
Todo mundo estava cansado de ouvir e saber de tantas coisas terríveis, a cicatriz do garoto não parava de arder, e após a aula com Snape ele sentiu que o Lorde das trevas, por 9 algum motivo desconhecido, estava extremamente feliz. O motivo apareceu no dia seguinte no Profeta Diário, quando foi noticiada a fuga em massa de 10 comensais da morte da prisão de Azkaban. E logo em seguida, Harry e Rony descobriram que Hagrid estava em observação e tinha seu emprego sob a mira da Umbridge.

Era dia dos namorados e Hogwarts separou esse dia para que os alunos visitassem Hogsmeade, se assim eles desejassem, e como Harry havia convidado Cho para um encontro, ele achou que seria legal, por mais nervoso que estivesse, mas infelizmente o encontro foi um fiasco. Cho ficou enciumada por Harry ter perguntado se não teria problema se eles fossem encontrar com Hermione no pub Três vassouras, e isso deu início a várias emoções bem diferentes e inesperadas das que Harry estava em mente. Cho insistia em falar sobre Cedrico e quis saber se Harry se encontraria com mais alguma menina depois de Hermione. Ele não soube o que fazer e por fim ela saiu da cafeteria onde eles estavam e o deixou sozinho.

Sem muita escolha, Harry foi para o pub encontrar a amiga e para sua surpresa ela estava acompanhada de Rita Skeeter, a escritora que fazia questão de distorcer tudo o que o garoto dizia, e Luna. A ideia de Hermione era que Rita publicasse no jornal “O Pasquim”, que o pai de Luna era editor, a verdadeira e única versão dos acontecimentos ocorridos no ano passado, citando nomes de comensais da morte que não são conhecidos pela população bruxa, falar como Voldemort se apresenta fisicamente hoje, e como tudo aconteceu.

As aulas com Snape estavam cada vez mais complicadas, os sonhos que ele tinha caminhando pelo corredor escuro e parado em frente uma porta também, Harry estava em seu limite, até que em uma das aulas de Oclumência, ele conseguiu se proteger do feitiço de leitura de mente e teve vislumbres de um garoto magro, de cabelos oleosos sofrendo muitas coisas na escola, zombarias, momentos em que esse mesmo garoto se via no chão chorando enquanto os pais brigavam. E foi ai que Harry percebeu que essas visões eram da juventude de Snape. Na mesma hora, Harry recebeu elogios do professor pela defesa bem sucedida, mas o garoto se manteve em alerta, pois sabia que esse ato poderia ter consequências. Antes da aula acabar, tanto Snape quanto Harry estavam ouvindo alguns gritos, vindos da parte de cima do castelo e sem demora foram ver do que se tratava.

Assim que chegaram no andar principal do castelo, eles viram que Umbridge tinha acabado de demitir e expulsar a professora Trelawney de Hogwarts. A demissão era justa, mas a expulsão não. Era decisão do diretor expulsar ou não qualquer professor de Hogwarts, e nesse caso não seria diferente. A professora Trelawney permaneceu no castelo, e antes que Umbridge tivesse oportunidade de falar sobre o novo professor, que ela gostaria de escolher, Dumbledore foi mais rápido e disse que a decisão de contratar novos professores também cabia a ele, e somente caso ele não encontrasse ninguém pra a vaga, essa decisão seria tomada por ela, mas nesse caso, não seria necessário, pois já havia contratado o centauro Firenze para tal cargo.

Em sua primeira aula o centauro preparou algo diferente e passou muitas informações relevantes sobre a sua espécie e seus conhecimentos sobre previsões. Após a aula, Firenze pediu que Harry passasse um recado misterioso a Hagrid, ele disse que os esforços de Hagrid não estavam adiantando mais, e que era hora dele parar. Sem muitas explicações. Assim que possível, Harry passou a informação à seu amigo, que se fez de desentendido, e mandou o garoto de volta ao castelo. Como a Armada de Dumbledore era a única coisa que salvava o dia de Harry, ele ficou feliz em mais um encontro. Na aula de hoje todos estavam progredindo e muito bem, algumas pessoas conseguiram conjurar um patrono corpóreo, outras somente um fio prata saía de suas varinhas.

Mas infelizmente, tudo que é bom, dura pouco na vida de Harry. Enquanto ele estava se sentindo feliz no encontro da AD, Dobby aparece muito ofegante e atordoado. Ele avisou a Harry e aos demais que Umbridge descobrira a AD e que ela estava indo ao encontro dos meninos. Foi o tempo de todos saírem correndo e tentar se esconder em algum lugar. Quando Harry estava tentando fugir, Draco conseguiu derrubá-lo e o garoto foi capturado por Umbridge e levado até a sala do diretor Dumbledore, onde se encontravam dois aurores, o ministro da magia e o irmão de Rony, Percy.

Alguém da AD dedurou a reunião e teve graves consequências, a garota era a amiga de Cho, que nunca gostou de Harry. Após encontrarem o papel com os nomes dos participantes da Armada, Dumbledore disse ao ministro que Harry não tinha culpa de nada, mas sim ele, pois a Armada era de Dumbledore, e não de Harry. Com um tremendo espanto, o ministro mandou prender Dumbledore, mas ele conseguiu escapar sem deixar pistas de onde iria.

Depois do desaparecimento de Dumbledore, Umbridge tomou o seu lugar, e a primeira coisa que ela fez foi chamar Harry em sua sala. Ela ofereceu um chá ao garoto e ele suspeitou que a cara de sapo tivesse colocado alguma coisa em sua bebida, conseguiu raciocinar rápido e fingiu beber o seu chá, enquanto ela fazia perguntas do tipo “onde está Dumbledore” ou “qual o esconderijo de Sirius Black”. Por sorte, Fred e Jorge prepararam uma grande surpresa para a diretora em seu primeiro dia em seu novo cargo. Eles soltaram fogos de artifício que se multiplicavam, todas as vezes que alguém tentava pará-los! Foi um caos, os professores chamavam Umbridge durante todo o dia, alegando não saber se tinham tamanha autoridade para lidar com os problemas sozinhos.

 Para completar o dia, Harry tinha aula de Oclumência e não estava nem um pouco animado, depois de ter tido uma pequena briga com Cho. Graças a Malfoy, a aula foi interrompida e o garoto se sentiu tentado a ver quais lembranças Snape colocava na peneira, todas as vezes antes das aulas. Certamente, eram lembranças que o professor não gostaria que Harry tivesse acesso. Mas a curiosidade foi maior e o garoto se debruçou na penseira e acompanhou a última lembrança depositada nela. Infelizmente Harry não teve tempo de terminar, pois Snape havia chegado e estava espumando de ódio, expulsou o garoto da sala e desejou nunca mais olhar em sua cara, além de proibí-lo de contar sobre a lembrança que ele havia visto. Harry não ficou nem um pouco feliz com o que vira. Ele acompanhou a humilhação que Snape sofria no seu tempo de escola, quando ele tinha por volta de 15 anos. E o pior de tudo, foi saber que o causador de toda essa humilhação foi ninguém mais, ninguém menos que seu próprio pai, Tiago.

Depois de ter visto o que aconteceu há mais de vinte anos com Snape, Harry queria muito falar com Sirius, esclarecer as coisas, pois por muito tempo viveu admirando e achando maravilhoso, quando as pessoas falavam que ele era parecido com seu pai. Após sua orientação vocacional com McGonagall, onde ele decidiu que queria seguir a carreira de auror, Harry viu a oportunidade de falar com seu padrinho pela rede de flu, usando a lareira da sala da diretora Umbridge. E tudo isso só foi possível porque Fred e Jorge decidiram que ser expulsos era o melhor que poderia acontecer com eles, e sairiam de forma triunfal, e assim o fizeram, dando tempo de sobra para que Harry conversasse com seu padrinho e Lupin.

Após a fuga dramática de Fred e Jorge, Rony tinha certeza que seria o culpado, aos olhos da mãe, por não ter feito nada a respeito da atitude dos irmãos. Tanto ele quanto Hermione ficaram curiosos para saber onde os gêmeos arrumaram tanto ouro, para conseguirem abrir uma loja no beco diagonal, foi ai que Harry teve que confessar e dizer que deu aos gêmeos o prêmio do torneio tribruxo.

Depois de algum tempo, eles teriam o último jogo da temporada de quadribol e Harry e Hermione ficaram aflitos por imaginar a Corvinal vencendo o campeonato e levando a taça com eles. Infelizmente os dois garotos não assistiram ao jogo, pois cinco minutos após o início da partida, Hagrid chamou os dois para lhe mostrar algo no meio da floresta proibida. Os dois jovens bruxos quase morreram do coração quando viram o que Hargrid estava escondendo, mas era necessário que eles tivessem conhecimento do que era, pois a qualquer momento ele poderia ser demitido e não gostaria de deixar seu meio irmão abandonado. Sim, Hagrid tinha um meio irmão gigante, com aproximadamente 5 metros de altura e estava escondido em Hogwarts.

Para piorar a preocupação dos garotos, as provas dos N.O.M.S estavam chegando e eles estavam uma pilha de nervos, estudando a cada segundo e tentando tirar as melhores notas possíveis. Harry em sua prova de defesa contra as artes das trevas conjurou um patrono perfeito e teve o prazer de ver a diretora Umbridge espumar ao ver isso. Enquanto os alunos estavam fazendo a prova de astronomia, eles perceberam que algo de errado estava acontecendo na cabana de Hagrid. A diretora Umbridge estava com mais 4 pessoas tentando levar Hagid preso, mas ele não se rendeu, lutou como um verdadeiro gigante e fugiu com o seu fiel amigo Canino nas costas, nenhum feitiço de imobilização foi capaz de pará-lo, devido a sua parte gigante, que o fazia ser mais resistente. Infelizmente não aconteceu o mesmo com a professora McGonagall, que fora defender o amigo e acabou atingida por quatro feitiços de imobilização ao mesmo tempo.

Harry tinha estudado bastante as anotações da sua amiga Hermione sobre História da Magia, e estava preparado para o exame, mas ele não contava que teria uma visão, no meio da prova. Enquanto ele tentava se concentrar, ele era Voldemort e estava torturando uma pessoa, pois queria que essa pessoa pegasse algo, que Harry ainda não sabia do que se tratava, mas essa pessoa se negava e dizia que Voldemort teria de matá-lo. Assim que Harry percebeu quem era a pessoa que Voldemort estava torturando, simplesmente entrou em pânico, pois era seu padrinho, Sirius Black. Quando Harry soube que a professora McGonagall não estava no castelo, ele se desesperou e saiu correndo para encontrar seus amigos e bolar um plano pra conseguir ir até o Ministério, mas Hermione achou mais prudente eles tentarem falar com Sirius antes, e o único local seguro, seria a lareira da Umbridge. Assim que eles descobriram que Sirius havia saído da casa da Ordem, Harry se sentiu em pânico, mas foi pego pela Umbridge que estava disposta a usar uma das maldições imperdoáveis para descobrir com quem Harry estava se comunicando, já que Snape não tinha mais a poção Veritaserum. Antes do professor sair da sala da diretora, Harry disse que Voldemort estava com Sirius, mas por códigos para que Umbridge não soubesse decifrar. Afim de evitar que Harry fosse torturado, Hermione fez a sua jogada de mestre. Ela disse que era hora de contar sobre a arma que Dumbledore pediu para que eles terminassem, e Umbridge se inflou querendo saber que arma era essa e fez Hermione e Harry levarem ela até o local, onde (teoricamente) a tal arma estaria. O que será que Hermione estava tramando?

Conforme caminhavam cada vez mais para dentro da floresta, Hermione deixou claro, pelo menos para Harry, a sua ideia, atrair a diretora para o território dos centauros. E obteve êxito quando um deles se aproximou. Os centauros ficaram com ódio de todos, quando viram Umbridge falar que eles eram mestiços imundos e dizer que a inteligência deles era inferior a dos humanos. Foi suficiente pra eles atacarem e levarem a diretora embora, e quando o restante do bando tentou fazer o mesmo com os dois jovens bruxos, Grope, o meio irmão gigante de Hagrid apareceu e reconheceu os dois, perguntando onde estava seu irmão. Mas infelizmente os centauros atacaram o gigante também, e ele saiu para se defender e enfrentar o bando, assim, deu tempo dos jovens bruxos fugirem.

Quando estavam chegando perto da escola, Harry encontrou com o resto de seus amigos, que estavam decididos a ir com eles até o Ministério, só tinha um problema, como? Foi nesse momento que Luna disse a coisa mais óbvia, eles usariam os Testrálios, eles são mansos, treinados e ótimos em encontrar a direção que seus cavaleiros procuram. Assim que chegaram a entrada de visitantes do Ministério, Harry se lembrou que deveria ter um segurança para gravar seus nomes, mas estava completamente deserto, isso não era bom sinal.

Eles seguiram até a porta que Harry havia sonhado tantas e tantas vezes, entraram primeiro em uma sala cheia de cérebros boiando em uma espécie de aquário e depois em uma sala que mais parecia um anfiteatro, mas com uma espécie de portal no meio com um véu de onde Harry jurava ter escutado sussurros. Quando Harry encontrou a porta certa, ele correu até a estante 97, foi onde vira Voldemort torturar Sirius, mas ela estava vazia. Mas uma coisa estranha chamou atenção de Rony. O nome de Harry estava em uma das esferas e apesar de Hermione e Neville terem dado alertas de que não era para Harry tocar nela, o garoto segurou a esfera, esperando que algo mágico acontecesse, mas o que aconteceu foi algo nada mágico. Uma voz atrás do garoto pediu com certa gentileza para que Harry entregasse a esfera a ele.

Era ninguém mais ninguém menos que Lúcio Malfoy, pai de Draco, um comensal da morte conhecido por todos. Naquele momento, Harry não sabia, mas ele e seus amigos enfrentariam a primeira batalha de suas vidas e colocariam em prática todas as aulas da AD. Ele descobriu que essa esfera continha uma profecia, e que só podia ser retirada pelos donos da profecia, e no caso só podia ser por ele ou Voldemort, e o Lorde das Trevas não se arriscaria a entrar no Ministério da Magia, um lugar lotado de aurores.

O que Harry não sabia era qual o conteúdo da profecia, e Malfoy deixou a entender que tinha relação com o fato de o garoto hoje ter a cicatriz em sua testa. Harry viu ele e seus amigos encurralados, tinham comensais por todos os lados e eles precisavam escapar ou então Harry jamais se perdoaria, por ter levado os amigos até ali por engano, pois não foi uma visão, como fora no ataque ao Sr. Weasley, o Lorde das Trevas manipulou a mente do garoto para que ele achasse que o padrinho estivesse realmente em perigo e fosse resgatá-lo. Infelizmente eles travaram uma batalha que deixou todos os garotos com machucados sérios, e se não fosse a aparição de Lupin, Tonks, Sirius, Moody e Quim eles com certeza estariam mortos agora.

Quando Dumbledore chegou, a coisa ficou bem mais séria, e os duelos quase se encerraram não fosse pelo embate entre Belatriz e Sirius, que acabou ocasionando a morte do padrinho de Harry, causando uma dor imensa em todos os integrantes da Ordem, e um buraco no peito de Harry, que quase colocou tudo a perder. Quando viu que Belatriz estava fugindo, o garoto decide correr atrás para vingar seu padrinho.

Nesse momento, Harry tenta usar a maldição Cruciatus em Belatriz, mas não a atinge com tanta força, e ela explica que para que isso aconteça, você precisa desejar com todo seu coração fazer mal a alguém. Quando a bruxa pede que Harry entregue a ela a profecia e ele diz que a mesma havia se quebrado, Belatriz entra em pânico e em questões de segundos, Voldemort surge e começa uma batalha entre o Lorde das Trevas e Dumbledore que veio para salvar Harry. No fim de tudo, Voldemort se apossa do garoto para tentar fazer Dumbledore matá-lo, mas isso não acontece. Nesse momento, todos do ministério veem o Lorde das Trevas e entendem que tudo o que Dumbledore e Harry diziam sobre o seu retorno, era real.

Para tentar proteger e explicar tudo a Harry, o diretor cria a chave de um portal e o envia direto a seu escritório em Hogwarts para terem uma conversa franca sobre tudo o que aconteceu. Nessa conversa, o diretor Dumbledore conta a ele a profecia, o porque o garoto sobreviveu à 14 anos e porque ele tem a marca que tem. Harry entendeu que, por pior que seja, ele está protegido na Rua dos Alfeneiros, porque é lá que reside o sangue de sua mãe, correndo nas veias de sua tia, e se esse pacto for quebrado, ele corre grande perigo.

O último dia foi marcado por surpresas e despedidas. O que será que aguarda a Harry Potter e seus amigos no 6° ano em Hogwarts. O que será que Voldemort está preparando para todo aquele que se voltou contra ele??
 

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

 
 

Pular para o conteúdo
Fale Conosco