Cerca de 800 instituições do Estado de Minas Gerais podem ser beneficiadas com o fornecimento de até 500 obras literárias ainda este ano via novo PNDL 2024
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, informa que os municípios mineiros têm até o dia 15 de agosto para cadastrarem suas bibliotecas públicas e comunitárias na plataforma Minas Criativa (www.minascriativa.mg.gov.br) para participar do novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024, dos Ministérios da Cultura e da Educação do Governo Federal, a fim de possibilitar o fornecimento de até 500 livros literários a essas instituições ainda este ano. O cadastro não contempla bibliotecas escolares.
Em Minas Gerais, a plataforma Minas Criativa é o meio para a realização do cadastro oficial. Funciona como um grande banco de dados com informações sobre bibliotecas públicas e comunitárias, museus, equipamentos e espaços culturais, além de profissionais e empresas.
Disponibilizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a plataforma funciona também como fornecedora de indicadores estratégicos, os quais podem contribuir para o planejamento de políticas públicas.
Lucas Amorim, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ressalta a praticidade do serviço para os gestores municipais de Minas: “Por meio do nosso Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, o maior do país, realizamos recadastramento periódico de cerca de 800 instituições, que agora será muito mais prático, rápido e autônomo com o Minas Criativa”.
O diretor ressalta ainda que a plataforma possibilita a integração ao Sistema Nacional de Cultura; ou seja, acaba por facilitar a construção de diagnósticos relacionados aos setores culturais, permitindo a elaboração de ações com maior precisão e efetivas.
Cleide Fernandes, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais, destaca a oportunidade aos municípios para a realização do cadastramento e posterior recebimento de novos livros: “Sabemos o quanto os acervos das bibliotecas públicas e comunitárias estão desatualizados. Essa é uma oportunidade valiosa de receber livros de qualidade em tempo recorde. Precisamos do empenho dos gestores municipais para que todas elas sejam contempladas”.
MUDANÇAS NO PNLD
A partir de mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) dos Ministérios da Cultura e da Educação, tendo como uma das principais a inclusão das bibliotecas públicas e comunitárias mapeadas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), por meio de cadastro nos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs), cerca de seis mil bibliotecas por todo o país serão beneficiadas, recebendo sistematicamente obras literárias para a atualização de seus acervos. Em Minas Gerais cerca de 800 instituições podem ser atendidas pelo Programa.
MUNICÍPIOS, CADASTREM-SE E ATUALIZEM SEUS ACERVOS
Para cumprir os prazos do PNLD + Bibliotecas e Comunitárias em 2024, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais pede para que todos os municípios cadastrem suas bibliotecas na plataforma Minas Criativa até 15 de agosto.
A Plataforma é o cadastro oficial que permitirá que os livros do novo PNLD + Bibliotecas Públicas e Comunitárias cheguem aos municípios mineiros.
Saiba como cadastrar sua biblioteca: https://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/cadastro-no-sebpm/.
Para outras informações e assistência, entre em contato com a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais:
– E-mail: sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.
– WhatsApp: (31) 98489-2113 (mensagens de voz ou texto).
– Telefone: (31) 2128-8236.
Fontes: Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.