Consulado do Uruguai presta homenagem ao secretário Angelo Oswaldo

Secretário de Estado de Cultura foi lembrado por sua atuação na ampliação do intercâmbio entre aquele país e Minas Gerais

A relação cultural entre Minas Gerais e Uruguai foi celebrada na manhã desta quarta (28) durante solenidade realizada na Biblioteca Pública Estadual, no Circuito Liberdade. Na ocasião, o Consulado do Uruguai, representado pela cônsul Maria Ximena, prestou homenagem ao secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, pelo apoio no intercâmbio entre as duas culturas.

A cerimônia contou ainda com a presença dos cônsules Rita Ricco (Estados Unidos), Ricardo Massot (Argentina) e Alfred Parish (Marrocos), além do Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, e do chefe de gabinete Evandro Xavier. Durante o evento, o secretário destacou a importância do trabalho realizado pelos consulados, especialmente quando o assunto é cultura. “Para nós é uma honra termos consulados efetivos e honorários no nosso estado, sempre ativos, participativos e presentes na vida mineira. Agradeço a cônsul Maria Ximena e a comitiva uruguaia por tamanha honraria”, disse o secretário.

A cooperação entre Uruguai e Minas Gerais tem se intensificado nos últimos tempos, e o diálogo entre o consulado e a Secretaria de Estado de Cultura tem sido constante. Um dos ápices foi a realização de concerto com repertório uruguaio realizado no Palácio das Artes em agosto deste ano. Músicos do Uruguai interpretaram temas acompanhados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Já que o evento teve como palco uma biblioteca, a cônsul Maria Ximena aproveitou para efetuar a doação ao acervo do equipamento de exemplares da obra “Contos da Selva”, clássico da literatura uruguaia. Neste ano o livro de Horácio Quiroga (1878-1937) completa o centenário de sua publicação, data que foi lembrada durante a homenagem. Os escritos de Quiroga marcaram época e fizeram sucesso por seu caráter fantástico, além de sua abordagem de temas relacionados à selva. O autor é considerado um dos fundadores do conto moderno na América Latina.

Fotos: Renato Cobucci