Consulado do Uruguai presta homenagem ao secretário Angelo Oswaldo

Consulado do Uruguai presta homenagem ao secretário Angelo Oswaldo

Secretário de Estado de Cultura foi lembrado por sua atuação na ampliação do intercâmbio entre aquele país e Minas Gerais

A relação cultural entre Minas Gerais e Uruguai foi celebrada na manhã desta quarta (28) durante solenidade realizada na Biblioteca Pública Estadual, no Circuito Liberdade. Na ocasião, o Consulado do Uruguai, representado pela cônsul Maria Ximena, prestou homenagem ao secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, pelo apoio no intercâmbio entre as duas culturas.

A cerimônia contou ainda com a presença dos cônsules Rita Ricco (Estados Unidos), Ricardo Massot (Argentina) e Alfred Parish (Marrocos), além do Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, e do chefe de gabinete Evandro Xavier. Durante o evento, o secretário destacou a importância do trabalho realizado pelos consulados, especialmente quando o assunto é cultura. “Para nós é uma honra termos consulados efetivos e honorários no nosso estado, sempre ativos, participativos e presentes na vida mineira. Agradeço a cônsul Maria Ximena e a comitiva uruguaia por tamanha honraria”, disse o secretário.

A cooperação entre Uruguai e Minas Gerais tem se intensificado nos últimos tempos, e o diálogo entre o consulado e a Secretaria de Estado de Cultura tem sido constante. Um dos ápices foi a realização de concerto com repertório uruguaio realizado no Palácio das Artes em agosto deste ano. Músicos do Uruguai interpretaram temas acompanhados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Já que o evento teve como palco uma biblioteca, a cônsul Maria Ximena aproveitou para efetuar a doação ao acervo do equipamento de exemplares da obra “Contos da Selva”, clássico da literatura uruguaia. Neste ano o livro de Horácio Quiroga (1878-1937) completa o centenário de sua publicação, data que foi lembrada durante a homenagem. Os escritos de Quiroga marcaram época e fizeram sucesso por seu caráter fantástico, além de sua abordagem de temas relacionados à selva. O autor é considerado um dos fundadores do conto moderno na América Latina.

Fotos: Renato Cobucci

Pular para o conteúdo
Fale Conosco