Secretaria de Estado de Cultura promove entrega simbólica do edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais

As cidades de Bom Jesus da Penha, Carmo da Mata e Guidoval foram contempladas com acervo de aproximadamente mil itens, que engloba livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros

A Biblioteca Pública Estadual promoveu na manhã desta terça (27), a entrega dos kits simbólicos para a criação de três novas bibliotecas no interior do estado. O Edital de Criação de Bibliotecas Públicas contemplou os municípios de Bom Jesus da Penha, na região Sudoeste; Carmo da Mata, no território Oeste; e Guidoval, na Zona da Mata. Em solenidade realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, os representantes dos municípios receberam das mãos do superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, o material.

As cidades foram contempladas com um acervo de aproximadamente mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros. Cleide Fernandes, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, destacou a importância da iniciativa. “A entrega de três novas bibliotecas traz para os municípios contemplados a possibilidade de acesso aos bens de leitura pela população. Isso é um direito fundamental dos cidadãos”, pontuou Cleide.

Minas Gerais possui o maior sistema de bibliotecas públicas do país, com 822 bibliotecas espalhadas por 744 municípios. Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, explicou a relevância do projeto. “O edital de criação de bibliotecas tem como objetivo transformar Minas Gerais em um estado leitor. Nos últimos quatro anos, durante nossa gestão, conseguimos criar 18 novas bibliotecas públicas por meio de editais como esse”, destacou Lucas.

Presente na solenidade, o vice-prefeito de Bom Jesus da Penha, Junior de Paula Rodrigues, falou sobre a importância do recebimento do acervo. “É com muita alegria que estou aqui hoje. O material será de muita valia para a nossa comunidade. A nova biblioteca fará a diferença na formação cultural da população”, explica Júnior. Também estiveram presentes na solenidade de entrega dos kits simbólicos o prefeito de Carmo da Mata, Almir Resende Junior, e o Secretário de Cultura de Guidoval, Flavio Mendes da Silva.

O edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura em conjunto com a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário. Em sua terceira edição o edital já contemplou nove municípios.

Fotos: Ana Paula Moreira