Darcy Ribeiro, 100 anos de história

Darcy Ribeiro, 100 anos de história

Este ano celebramos os 100 anos do nascimento de Darcy Ribeiro. Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro, que nasceu em Montes Claros em 26 de outubro de 1922. Um ser múltiplo, cujo legado é tão significativo que passaremos vários meses – no decorrer deste ano – apresentando a sua biografia e ressaltando a sua importância para os dias atuais.

Darcy Ribeiro sempre deixou claro o seu inconformismo com as desigualdades sociais, bem como a sua disposição para trabalhar, por meio de sua atividade intelectual e política, em prol de um Brasil melhor. Seus escritos, suas ideias, sua postura e a coerência frente às questões sociais também nos impulsionam para a luta e nos fazem sonhar com essa sociedade mais justa e igualitária.

O filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira Ribeiro, nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros/Minas Gerais; sendo assim, todo dia 26 de cada mês faremos um post nas redes sociais da Biblioteca Pública, num total de 9 publicações até o centenário, para homenageá-lo.

Em 17 de fevereiro deste ano, completaram-se 25 anos da morte de Darcy Ribeiro, que faleceu em Brasília, em 1997, aos 74 anos.

Darcy Ribeiro formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. E construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, sendo igualmente notório nos diversos campos de atuação: antropologia, etnologia e educação, além da sua representatividade política.

Fique de olho nas nossas publicações! E conheça cada vez mais a figura centenária tão essencial para a nossa melhor compreensão sobre o que é o Brasil a partir do olhar sensível e engajado de Darcy Ribeiro.

Viva Darcy!

Pular para o conteúdo
Fale Conosco