As interfaces entre literatura e patrimônio cultural são o tema do Diálogos com o SEBP-MG em março

Evento virtual será realizado em 9 de março, por meio de plataforma de videoconferência; As inscrições são gratuitas

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), promove mais uma edição do projeto Diálogos com o SEBP-MG. Na edição de março, o convidado é o técnico do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e doutorando em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, Breno Fonseca, para a palestra “Literatura e patrimônio cultural”.

Em 2021, pela primeira vez, as bibliotecas públicas tiveram a oportunidade de pontuar no programa ICMS Patrimônio Cultural da Secult, apresentando seus acervos de memória local. Tendo essa iniciativa inédita como ponto de partida para as discussões, a relação literatura e patrimônio continua na pauta desses equipamentos em 2022.

O evento será realizado em plataforma de videoconferência, em 9 de março (quarta-feira), a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O link para acesso à sala virtual é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso o link não seja enviado, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado para as pessoas participantes.

A palestra será mediada pela bibliotecária Cleide Fernandes, da equipe do SEBP-MG, e propõe um estudo das relações entre a literatura e o patrimônio cultural e as possíveis abordagens metodológicas, a partir do diálogo entre esses campos do saber, no âmbito da educação.

Sobre o palestrante
Breno Fonseca é formado em Letras (CEFET-MG), mestre em Estudos Literários (UFMG) e doutorando em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Atualmente, é analista na área de Educação para o Patrimônio Cultural no IEPHA/MG.