Diálogos com o SEBP-MG aborda o ano Ibero-Americano das Bibliotecas

Evento virtual vai contar com palestra de Ana Maria da Costa Souza e será transmitido na terça-feira (13/7)

Em julho, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG) recebe a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Comitê Organizador do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas, Ana Maria da Costa Souza, para uma palestra especial em mais uma edição do Diálogos com o SEBP-MG, que será realizado na terça-feira (13/7), a partir das 9h, com transmissão gratuita em plataforma de videoconferência.

Com o tema “Ano Ibero-Americano das Bibliotecas”, a palestra de Ana Maria da Costa Souza vai abordar a importância das bibliotecas nas suas comunidades e o seu papel no desenvolvimento de seus países. O encontro também tem o objetivo de situar as bibliotecas públicas e comunitárias que integram o SEBP-MG no contexto ibero-americano. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line, disponível AQUI.

As vagas são limitadas, e interessados/as em participar do evento podem se inscrever até as 12h de segunda-feira (12/7). O convite para participação será enviado no dia anterior à atividade. Caso o link não seja enviado para o e-mail informado durante a inscrição, é necessário entrar em contato com o Sistema Estadual pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.

Sobre a convidada
Ana Maria da Costa Souza trabalha na área cultural envolvendo livro, literatura e bibliotecas há mais de 30 anos. Entre as muitas funções que ocupou, foi gerente de divulgação da literatura brasileira no exterior, professora universitária, coordenou a seção do Distrito Federal do Programa Nacional de Incentivo à Leitura e trabalhou em pesquisa de serviços inovadores de bibliotecas como chefe de projetos especiais na Biblioteca Demonstrativa do Brasil por 20 anos.

Foi para a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil em 2017 para acompanhar as ações do Brasil no Iberbibliotecas; em 2018, assume como Coordenadora-Geral. Em abril de 2019, no Conselho Intergovernamental realizado em Quito, Equador, toma posse como Presidente do Programa Iberbibliotecas para o biênio 2019-2021.

Como parte das atribuições de Presidente do Iberbibliotecas, coordena o Comitê Organizador do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas, a ser celebrado ao longo de 2021. Integra o Grupo de Trabalho sobre Bibliotecas Públicas do Conselho Federal de Biblioteconomia.