Edição especial do Suplemento Literário em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais é tema de live nesta quinta-feira (7/1)

Evento acontece às 18h e será transmitido pelo canal do YouTube do Museu das Minas e do Metal.

Interessados em história e literatura não podem perder o bate-papo online que acontece nesta quinta-feira (7/1) sobre o processo de pesquisa e concepção da edição especial do Suplemento Literário que aborda o tricentenário do Estado.

A live, promovida pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que integra o Circuito Liberdade, será transmitida a partir das 18h, via Youtube.  O convidado é o pesquisador e professor Jacyntho Lins Brandão, organizador desta edição do Suplemento, e seu interlocutor será João Pombo Barile, jornalista e redator da publicação.
O Suplemento Literário de Minas Gerais foi criado em 1966 e segue como um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. É produzido pela Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A edição comemorativa propõe um olhar mais apurado sobre a formação literária do estado a partir da criação da Capitania das Minas Gerais, inspirando reflexões a respeito da história mineira contada por meio de páginas e mais páginas ao longo de três séculos.

A edição especial foi lançada em dezembro do último ano, durante as comemorações do aniversário do Estado, e está disponível nas versões digital e impressa.
A edição impressa do Suplemento Literário de Minas Gerais – “Especial 300 anos de Literatura” foi viabilizada graças a um esforço da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, ao lado da Associação Amigos da Biblioteca, por meio de patrocínio da Gerdau.

Jacyntho Lins Brandão é professor emérito da UFMG, professor visitante da UFOP e membro da Academia Mineira de Letras. Organizou o volume Literatura mineira: trezentos anos, publicado pelo BDMG Cultural em 2020 (o livro pode ser baixado gratuitamente no site bdmgcultural.mg.gov.br).
João Pombo Barile é jornalista. Redator do Suplemento Literário de Minas Gerais. Dirige, desde 2011, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.
Acesse AQUI o Suplemento Literário de Minas Gerais.