Pontos de Leitura

Inscrições abertas para o Prêmio Pontos de Leitura 2023, do Ministério da Cultura

O Edital Prêmio Pontos de Leitura visa valorizar e apoiar as bibliotecas comunitárias.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de setembro pela Plataforma Mapas Culturais.

O QUE É

Pontos de leitura são ações culturais de base comunitária voltadas para a promoção do livro e leitura que, ao mesmo tempo, ajudam a combater a desigualdade e promover a diversidade. Realizadas em bibliotecas comunitárias, são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público, com ações voltadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.

OBJETIVOS

Reconhecer a atuação de bibliotecas comunitárias, em torno do livro, leitura e literatura, que contribuam significativamente para o fortalecimento da valorização da prática leitora, em contextos urbanos e rurais.

QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural e coletivos culturais não constituídos juridicamente.

RESERVA DE VAGAS
Os projetos analisados terão pontuação extra para contemplar ações oriundas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil; para ações que beneficiem grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica e sociocultural; e que contribuam para o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, entre outras.

QUANTIDADE DE SELECIONADOS
Serão selecionadas 300 bibliotecas comunitárias.

VALORES
O valor destinado a este certame será de R$ 9 milhões (nove milhões de reais), distribuídos em 300 prêmios, no valor bruto de R$ 30 mil para cada biblioteca comunitária.

Mais informações AQUIPerguntas frequentes.

Bibliotecas comunitárias de Minas Gerais

Em cumprimento ao Decreto Estadual 48649/2023, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias solicita informações das bibliotecas comunitárias.

Se você é responsável por alguma biblioteca comunitária, por favor, preencha este formulário.

Entendemos como “bibliotecas comunitárias” aquelas criadas e geridas pela própria comunidade. Ou seja, bibliotecas cujos membros da comunidade se mobilizaram para obter o espaço, o acervo, que trabalharam juntos para sua instalação/manutenção e seus responsáveis são as próprias pessoas que vivem nessa comunidade e que, geralmente, trabalham como voluntários. Existem, em alguns casos, instituições privadas ou organizações não governamentais que apoiam essa iniciativa. Não serão consideradas nesse levantamento as bibliotecas públicas, mantidas pelo poder público (municipal ou estadual) ou as escolares, sediadas em escolas e que atendem a comunidade escolar.

Informamos que este é apenas um levantamento inicial de informações e que em breve um cadastro completo será disponibilizado em plataforma própria da Secult.

Informações: sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br