Minas Literária promove ações de leitura inclusiva em Belo Horizonte e Santa Luzia

O Programa Minas Literária, uma iniciativa que visa promover a leitura, cultura e inclusão, realizará ações em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva, articulada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. As atividades estão previstas para acontecer em Belo Horizonte e Santa Luzia, com o objetivo de estimular o acesso à leitura e disseminar a cultura inclusiva.

 A Rede Integra Geraes e a parceria com a Rede de Leitura Inclusiva:

O Programa Minas Literária lançou a Rede Integra Geraes, que busca fortalecer as Bibliotecas Públicas e Comunitárias e capacitar agentes culturais para o incentivo à leitura nos territórios. Como parte dessa iniciativa, uma parceria foi estabelecida com a Rede de Leitura Inclusiva, um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que tem como objetivo disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil.

 

Atividades em Santa Luzia e Belo Horizonte:

 

 

Uma das ações da Rede Integra Geraes em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva será a realização da Oficina formativa “Leitura Inclusiva e as múltiplas possibilidades“, que traz uma conversa sobre livros acessíveis e como utilizá-los na prática pedagógica e será realizada no dia 29/08/2023 das 08h às 12h, no Auditório da Escola Est. Geraldo Teixeira da Costa (End.: Rua Benedito Freire da Paz, 213, Boa Esperança, Santa Luzia – MG).

 

A atividade é gratuita e é necessário inscrição prévia. INSCREVA-SE AQUI!

 

 

Já na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG, será realizada a “Oficina Projetos de Incentivo a Leitura Inclusiva“, que abordará experiências e estratégias para escrever, produzir e captar recursos através de projetos de incentivo à cultura, com foco na leitura inclusiva.

O evento ocorrerá no dia 30 de agosto de 2023, das 13h às 17h. INSCREVA-SE AQUI.
As inscrições para esta atividade podem ser realizadas pelo email
: braille.sub@gmail.com , ou pelo WhatsApp: (31) 98675-0251.

 

Promovendo Leitura Inclusiva:

A Rede de Leitura Inclusiva, mobilizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, trabalha para estreitar laços entre leitores, educadores, mediadores de leitura e instituições, buscando disseminar a leitura inclusiva em todo o Brasil. Dentro desse contexto, está agendada a realização da “Oficina Formativa Leitura Inclusiva e as múltiplas possibilidades”, que acontecerá em Santa Luzia no dia 29 de agosto de 2023, das 08h às 12h, no Auditório da Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa. A mediação será de Maria Melo, articuladora de redes da Fundação Dorina Nowill, assistente social, educadora especialista em diversidades, com experiência de 15 anos na área de direitos a inclusão da população com deficiência.

O evento contará com a colaboração do Centro Cultural e Biblioteca Comunitária Corrente do Bem e da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai!, um coletivo de bibliotecas que unem forças para democratizar o acesso ao livro e à leitura em áreas carentes. Com nove bibliotecas atuando em Belo Horizonte, Betim, Sabará e Santa Luzia, essa rede busca garantir o direito humano à literatura através de ações culturais e literárias. As bibliotecas, localizadas em regiões vulneráveis, oferecem espaços funcionais e acervos de qualidade, com mediadores de leitura e bibliotecários prontos para atender às necessidades dos usuários e promover uma experiência acolhedora e enriquecedora.

 

Eixos Orientadores do Minas Literária:

O Programa Minas Literária possui três principais eixos de atuação, visando ampliar a oferta de atividades culturais, fortalecer a cultura e a geração de emprego e estimular a leitura e a escrita criativa. Com foco na transversalidade entre educação, cultura e turismo, busca formar novos leitores e atender estudantes em projetos da Biblioteca Pública Estadual. O programa também ampliará o Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG), distribuindo-o para escolas e espaços culturais. Além disso, a criação da Rede de Bibliotecas Integra Geraes fortalecerá as Bibliotecas Públicas e Comunitárias e a cadeia produtiva do livro, promovendo a inclusão e valorização do patrimônio cultural.

 

O Programa Minas Literária é uma iniciativa do Governo de Minas que visa descentralizar o acesso à cultura e à educação, promovendo a formação de novos leitores e a valorização do patrimônio cultural local. A Rede de Bibliotecas Integra Geraes abrange diversas regiões do estado, visando a inclusão e promoção da leitura em todo o território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo
Fale Conosco