Escritora Júlia Elisa aborda vivências e inspirações em live do projeto Novos Talentos

Iniciativa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais terá transmissão na sexta-feira (26/3)

Inspirações do mundo e da vida marcam o trabalho de estreia da escritora Júlia Elisa. Em “Terra sob as unhas” a autora conta parte de sua experiência em um compilado de páginas sobre o processo de autoconhecimento pelo qual tem passado. Um pouco desse momento será compartilhado com o público em mais uma edição do projeto “Novos Talentos”, iniciativa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais para dar mais espaço e divulgação a diferentes produções da literatura e das artes em geral. O bate-papo acontece na sexta-feira (26/3), a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo Instagram @bibliotecaestadualmg. A mediação é de Adriana Márcia de Deus.

“Terra sob as unhas é uma expressão utilizada quando a gente quer dizer que fulano tem “mão boa pra plantar”, ou seja, tem axé nas mãos, fertilidade. Gosto de mexer com terra, tenho muita terra no mapa astral também. Um dia estava lavando as mãos, tentando tirar a terra que estava cravada nas minhas unhas e me veio o nome. O livro traz um bocado disso, essa conexão com o que é íntimo, terroso, fundo, demorado, e espero que transmita sensações de força e cura”, explica Júlia Elisa acerca da escolha do título da obra, que tem previsão de lançamento ainda em 2021.

Em sua obra de estreia, Júlia Elisa reúne narrativas sobre linguagem, cura, amor e liberdade, que vêm sob a inscrição de um corpo negro e feminino que acredita na coragem da investigação do sentir e em sua partilha. E com esse juntar de versos que a escritora busca expressar sua verdade. “No livro, há escritas realizadas ao longo dos últimos três ou quatro anos. Não havia a pretensão de transformar em livro, são poesias que vieram quase como uma urgência de algo que precisa ser registrado, metabolizado. Tanto que, para organizá-lo, tem sido desafiador. O primeiro livro de alguém é um gesto quase confessional”, destaca.

Imagem: Acervo pessoal

Novos encontros
A relação de Júlia Elisa com a Biblioteca Estadual é anterior ao convite para o projeto Novos Talentos. Em 2018, ela levou para o espaço a iniciativa “Preta Poeta”, promovendo rodas de leitura, escrita e declamação. De acordo com a escritora, aqueles encontros geraram laços importantes para ela e para as outras participantes. “O preta poeta foi, e ainda reverbera, como uma semente que, de maneiras diversas, pôde ir criando lastros, em mim e, principalmente, em outras. Passei também por dificuldades que só engrandecem o sentido dos grandes encontros que o projeto me proporcionou, me colocando lado a lado com pessoas que admiro muito, ocupando espaços que ainda não haviam me sonhado”.

Abordando também em seus textos as experiências como mulher e negra, Júlia Elisa acredita que a Literatura é instrumento importante para questões relacionadas à identidade e à representatividade. Para ela, não há mais espaço para a manutenção sobre ideias e imaginários de poder. “Reconhecer que há uma imensa diversidade de autoras e autores negros, para dizer e escrever sobre outra infinidade de assuntos, desmistifica o exercício da escrita enquanto algo para pessoas especiais, iluminadas”, afirma.

E é exatamente nesse contexto de outros olhares na Literatura que a autora acredita na força do projeto Novos Talentos. De acordo com Júlia Elisa, se reunir com o público, mesmo que de maneira virtual, é uma grande oportunidade para falar dos temas que a inspiraram enquanto escritora, bem como a possibilidade de relembrar histórias vividas na Biblioteca Estadual e aquelas que ainda podem ser contadas.

“A literatura fez por mim algo muito bonito e interessante; além de me aproximar das minhas mais velhas, ela também me aproximou dos lugares pelos quais sempre fui apaixonada, como a Biblioteca. Todo o processo poético vivido em 2018 me fez admirar ainda mais o espaço e, principalmente, todas as profissionais incríveis que acreditam no trabalho que escolheram fazer, todas as pessoas que constroem cotidianamente um lugar que celebra quem já passou e ainda encoraja e acolhe quem está chegando. Fico muito feliz de, em meio a um contexto tão doloroso que estamos vivendo, partilhar de ideias que lançam esperança, feito este, do projeto ‘Novos Talentos’”, finaliza.