Narração de histórias em bibliotecas é tema do Diálogos com o SEBP

Narração de histórias em bibliotecas é tema do Diálogos com o SEBP
Evento será realizado na terça-feira (29/9), por meio de plataforma de videoconferência, com participação de Aline Cântia e Fernando Chagas
 
O incentivo à leitura em bibliotecas públicas é um desafio constante. No atual contexto da pandemia de Covid-19 (Coronavírus), esse trabalho se torna ainda maior, já que as medidas de distanciamento social impossibilitaram a realização de atividades presenciais com crianças e adolescentes nos espaços das bibliotecas. É a partir dessa visão que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realiza, na terça-feira (29/9), às 9h30, mais uma edição online do “Diálogos com o SEBP”. 
 
Com o tema “Narração de Histórias em Bibliotecas”, o evento vai contar com a participação de Aline Cântia e Fernando Chagas, narradores de histórias e pesquisadores da cultura oral, com reconhecimento internacional. Durante o encontro, os convidados vão debater com os participantes a importância do estímulo à leitura, literatura e aos afetos nos espaços de bibliotecas. Na ocasião, também será debatido como o isolamento social pode ajudar agentes bibliotecários a se prepararem para atuar como mediadores de leitura. 
As inscrições para o “Diálogos com o SEBP-MG: Narração de Histórias em Bibliotecas” podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online até as 12h de segunda-feira (28/9). Acesse o formulário aqui. O convite para participar do encontro será enviado para o endereço de e-mail informado no cadastro. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado de participação ao fim do evento. Outras informações podem ser obtidas no e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. 
 
Sobre a convidada e o convidado: 
Aline Cântia é narradora de histórias. Formou-se em Jornalismo, é mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutora em Educação Popular e Práticas do Cotidiano (UFF-RJ). Todas suas pesquisas giram em torno da narrativa e da oralidade. É presidente do Instituto Cultural Abrapalavra que ao longo desses anos tornou-se base de sua atuação e formação como artista. Coordenou e idealizou projetos como a Casulo: Escola Popular de Cultura e Turismo Comunitário; Candeia: Encontro Internacional de Narração Artística; Ponto de Memória do Pompéu e de Taquaraçu de Baixo; Era uma Voz: ciclo de reflexões sobre a narração artísticas e suas manifestações; entre outros.
 
Fernando Chagas dedica-se às atividades artísticas de música, teatro e narração de história e no desenvolvimento de políticas culturais, desde 2003. É doutorando em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Projetos governamentais e não-governamentais e graduado em Letras. Atualmente é um dos organizadores da Candeia – Festival Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte/MG, Brasil e da Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte – Sons da Cidade.
 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco