Notícias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Notícias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Notícias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais #168

1. LEI ESTADUAL 23.636, DE 17 DE ABRIL DE 2020
Dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção e outros recursos necessários à prevenção da disseminação do coronavírus causador da COVID-19 nos órgãos, entidades, estabelecimentos e serviços que menciona. Acesse, AQUI.

2. RESOLUÇÃO CONJUNTA SECULT/FAOP/FCS/IEPHA/EMC/Nº5, DE 15 DE ABRIL DE 2020
Prorroga em 30 dias o prazo de suspensão previsto na RESOLUÇÃO CONJUNTA SECULT/FAOP/FCS/IEPHA/EMC/Nº4, 18 de março de 2020 a qual discrimina os serviços públicos que, na qualidade de essenciais, não podem sofrer descontinuidade em sua prestação, no âmbito da SECUL, FAOP, FCS, IEPHA E EMC. Acesse AQUI.

3. GOVERNO DE MINAS LANÇA PROTOCOLO SANITÁRIO
Documento é dividido por segmento e vai orientar prefeitos que optarem pela volta responsável e segura dos serviços locais.  Leia a notícia AQUI. Para conferir o protocolo, acesse AQUI (este documento pode ajudar nos protocolos para as bibliotecas). Para saber quais são as ondas estabelecidas pela Secretaria de Saúde, clique AQUI.

4. PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SEPARA FATOS DE FAKE NEWS SOBRE COVID-19
Mesmo com os esforços da comunidade científica e da imprensa, ainda há muita desinformação circulando a respeito do novo coronavírus. Por isso, toda iniciativa de divulgação científica responsável e bem embasada é positiva. Há várias delas sendo conduzidas pela USP e pesquisadores ligados à Universidade, e acaba de surgir uma nova: a plataforma Covid Verificado, que tem a proposta principal de fazer checagem científica de informações relacionadas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Além de um site, os pesquisadores também mantém uma página no Instagram e no Facebook. Acesse a paltaforma, AQUI.

5. REINVENÇÕES, BIBLIOTECAS E EMPATIA: UMA ENTREVISTA COM DAVID LANKES
Ele fala um pouco da realidade das bibliotecas dos Estados Unidos frente ao contexto do coronavírus, além do papel social dos bibliotecários não somente durante, mas, principalmente, no pós-pandemia. Acesse AQUI.

CONSULTA PÚBLICA | REVISÃO DO MANIFESTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA IFLA-UNESCO
 
O Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA está consultando toda a comunidade internacional para fazer a revisão do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA-UNESCO, que completou 25 anos, à luz da nova realidade social e tecnológica.  Assim, você pode contribuir com essa revisão respondendo o questionário disponível AQUI.

ACONTECE NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL
 
#CULTURAEMCASA
Pensando na troca de experiências, a Secretaria de Cultura e Turismo preparou o desafio #CulturaEmCasaMG em que as pessoas irão contar o que tem consumido de cultura nesta quarentena. No dia 23/4 é o Dia Mundial do Livro, por isso o primeiro tema é: Literatura. Para participar a pessoa deve publicar uma foto bem criativa com o livro que está lendo e uma frase que mais gostou da obra, usando a hashtag #CulturaEmCasaMG. As melhores fotos serão repostadas no perfil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (@bibliotecaestadualmg) e no da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais(@culturaeturismomg).

ACONTECE NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE MINAS
 
Seguindo as orientações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, várias bibliotecas têm realizado ótimas atividades em suas redes sociais e retomando alguns serviços presenciais:

1. Biblioteca Pública Municipal Professor Luiz Balbino, de Entre Rios de Minas: projeto Biblioteca Delivery – Literatura em Casa. Acesse AQUI.

2. Biblioteca Pública Municipal Leonor de Aguiar Batista, de Betim: Projeto Tertúlia Literária. Acesse AQUI.

3. Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias, de Belo Horizonte: em comemoração ao Dia Mundial do Livro a Sabic lança um desafio para todos os que amam os livros, “Livros que marcaram minha vida”. Acesse AQUI.

Compartilhem suas experiências inovadoras conosco. Enviem breve relato para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.

EVENTOS

De 20 a 30 de abril, a Bienal do Livro Mineira irá promover diversas ações com o objetivo de enriquecer as conexões entre os livros, os autores, as pessoas e a Bienal.
São várias as ações:
– lives e bate-papos com autores;
– sugestões de leitura, causos, histórias;
– entrevistas;
– vídeos temáticos com escritores;
– sorteios e atividades surpresas.
Fiquem ligados no Instagram (@bienalmineiradolivro) da Bienal Mineira do Livro. E participem!

INSCRIÇÕES PRORROGADAS – PROJETO ARENA DA CULTURA – EDITAIS: AUDIOVISUAL; BASTIDORES DAS ARTES; GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL
A Fundep está com inscrições abertas para receber propostas para o projeto Arena da Cultura da Escola Livre de Artes, da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Os candidatos deverão apresentar proposta para realizar as atividades e oficinas abaixo.
 
EDITAIS DE SELEÇÃO
• Audiovisual;
• Bastidores das Artes;
• Gestão e Produção Cultural.
 
Para mais informações, acesse o edital completo no SITE.


CURSOS
 
1. Escreva Em Casa – A “Escreva Em Casa”  é uma série com oficinas online ministradas por escritores do catálogo da Companhia das Letras. Inicialmente, faremos quatro vídeos temáticos com diferentes gêneros: poesia, conto, cordel e romance. Estreando a série, Marília Garcia fala sobre as vozes do poema e propõe a escrita de um poema que descentralize o “eu”. Assista ao vídeo completo AQUI.
Durante a oficina, a poeta lê alguns poemas e os trechos lidos podem ser consultados AQUI.
 
 
2. MINISTÉRIO PÚBLICO DISPONIBILIZA 3 CURSOS GRATUITOS À DISTÂNCIA
Para quem busca atividades diferentes durante o período de isolamento social, o Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) abriu uma plataforma de curso a distância. A partir desta quarta-feira (22/4), as atividades — gratuitas — serão abertas para toda a população. Os primeiros três cursos oferecidos ficam disponíveis até 19 de dezembro. São eles: Criança e tecnologia; Ciberespaço: desafios e oportunidades; e Gestão do tempo. As aulas dos cursos de ensino a distância (EaD) do MPDFT ocorrem por meio da plataforma Moodle. Para conferir, acesse o site: mpdft.mp.br/ead.
 
 
COMPILAÇÃO CURSOS E TREINAMENTOS ON-LINE GRATUITOS
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp), compilou dezenas de cursos e treinamentos on-line, totalmente gratuitos, para a capacitação dos servidores no período de teletrabalho.
Aproveite a oportunidade e capacite-se! Acesse AQUI.

SUGESTÕES DE LEITURA E LANÇAMENTOS

Despertar leões – O neurocirurgião Eitan Green parece ter a vida perfeita. Ele ama a esposa, Liat, uma policial. Ele adora seus dois meninos. Transferido com relutância de Tel Aviv para a poeirenta Beer Sheva, à beira do deserto, o médico compra um carro novo — um utilitário — para transitar pelas estradas tomadas pela areia. Certa ocasião, no entanto, quando retornava de seu cansativo turno no hospital, ele atropela alguém e foge do local. A vítima é um imigrante africano que, como muitos, está buscando uma nova vida em Israel. Quando a viúva da vítima bate à porta de Eitan no dia seguinte, portando sua carteira e afirmando saber tudo o que aconteceu, o médico descobre que o preço dela pelo silêncio não é dinheiro. É algo totalmente diferente e aterrador. Algo que irá solapar a sua existência segura e o conduzirá a um mundo de segredos e mentiras que ele nunca poderia ter imaginado. Enquanto a investigação acerca do atropelamento é confiada à sua própria esposa, o médico é arrastado para a voragem de uma vida dupla, num contexto de tráfico, violência e desejos vergonhosos. Mas também passa a conhecer um outro lado de seu país: a existência de toda uma população de imigrantes da África que chega a Israel com a esperança de encontrar um novo capítulo para suas vidas depois de enfrentarem a fome, a guerra e o preconceito. Saiba mais AQUI.
Autora: Ayelet Goshen-Gundar
Editora: Todavia
Data: 2020

 
6. 61 ACCIONES QUE LAS BIBLIOTECAS ESTÁN LLEVANDO A CABO DURANTE EL CONFINAMIENTO
Las bibliotecas están potenciando su presencia en los medios y plataformas digitales debido al confinamiento de la población. El cierre de los espacios físicos no ha supuesto un cese total de actividad. Se puede decir que de las dos vías de trabajo desarrollado por las bibliotecas solamente se ha cerrado una (la física) y la mayoría de esfuerzos y recursos se están centrando en la otra que queda (la digital). Y digo la mayoría y no la totalidad porque, y aun estando en periodo de confinamiento, las bibliotecas siguen atendiendo ciertos servicios analógicos y preparando su vuelta a la incierta normalidad. Para ler na íntegra, acesse AQUI. Para traduzir usando o Google Tradutor, siga nosso tutorial AQUI

PESQUISA DO CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA (somente para bibliotecários) – Perfil Profissional
 
Atenção, Bibliotecários(as)! O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (MG e ES) precisa de alguns dados consolidados e atuais para subsidiar nossas interações com o poder público. Precisamos de sua colaboração para responder esse rápido questionário (uma página apenas). Não é necessário se identificar. As informações dadas devem corresponder à sua situação em janeiro de 2020. Para responder ao questionário, acesse AQUI.

SEBP RECOMENDA

ACESSO GRATUITO A BIBLIOTECAS DIGITAIS COM LIVRO INFANTIL INTERATIVO
Dicas de Bibliotecas Digitais de livros infantis em português e inglês, para usar ou indicar para pais e responsáveis, bibliotecários e educadores. Será ótimo para entretenimento dos pequenos leitores. Assista AQUI

CONTÉM UM CONTO
Para quem gosta de narrativas curtas, quer se entreter com uma boa história e descobrir novos autores, a Companhia das Letras inicia hoje o projeto Contém um Conto. Durante três meses, vamos enviar pequenas histórias escritas por diferentes autores da Companhia das Letras e Alfaguara diretamente para o e-mail dos leitores. Serão contos curtos, que você pode ler enquanto pega o ônibus, espera na fila do pão ou durante a pausa do almoço. Entre os autores participantes estão Adriana Lisboa, Marcílio França Castro, João Anzanello Carrascoza e Noemi Jaffe. O envio do Contém um Conto já começou e é feito toda segunda-feira. Inscreva-se para não perder nenhuma história! Para entrar no clima do Contém um Conto, selecionamos algumas obras de autores nacionais e estrangeiros com ótimas histórias curtas. Confira AQUI! Para inscrever, acesse AQUI

PARA ESCUTAR
 
Episódio 17: “Se é fake, não é news” – Esse encontro é o episódio 17 do CImplifica Podcast, onde será discutido a influência da fake news no atual contexto em que vivemos e a importância do trabalho interdisciplinar para o controle e supervisão da desinformação. Um bate papo provocativo, cheio de reflexões e questionamentos. Acesse AQUI.


PARA ESTUDAR
 
OLINTO, G. Bibliotecas públicas e uso das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n. 1, p. 77-93, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42306 Acesso em: 31 mar. 2020.

RESUMO Este artigo tem como foco a biblioteca pública e seu papel de instituição facilitadora do acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), especialmente da internet. Ao mesmo tempo em que as TICs se difundem e se tornam indispensáveis em todos os tipos de atividades, mantêm-se as evidências sobre as desigualdades de acesso e usos dessas tecnologias que acompanham de perto as outras desigualdades sociais. Reflexões sobre o papel das bibliotecas públicas neste cenário sugerem a redefinição das suas funções. Ênfase passa a ser dada, não apenas o atendimento das necessidades de informação do seu público, mas também na sua competência em informação, sua participação cívica e seu acesso ao e-governo. Focalizando o caso brasileiro, mostram-se evidências sobre o baixo acesso à internet no país, sobre as lan houses como principal local de acesso à internet pelos segmentos menos favorecidos, aspectos que reforçam o protagonismo das bibliotecas públicas como instituição facilitadora do uso das TICs.
 
Palavras-chave: Bibliotecas públicas, Tecnologias da Informação e Comunicação.

ASSESSORIAS TÉCNICAS
O trabalho em uma biblioteca pública é desafiador. Você sabia que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais conta com uma equipe altamente capacitada à disposição dos gestores das bibliotecas públicas? As bibliotecárias podem ajudar nas questões sobre seleção, aquisição e tratamento de acervos; organização de acervos e espaços físicos; aquisição de equipamentos e mobiliário; criação de associação de amigos da biblioteca pública; informatização de acervos e serviços; apoio para elaboração e acompanhamento de projetos; desenvolvimento de ações de incentivo à leitura. As demandas podem ser encaminhadas por e-mail (sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br) ou por telefone (31) 3269-1202. O horário de atendimento é de 8h as 17h.

Grupo Bibliotecas Públicas no WhatsApp
Criamos o grupo Bibliotecas Públicas no WhatsApp para auxiliar as equipes de bibliotecas nas questões cotidianas e fomentar a troca de experiências. Se houver interesse em participar, envie uma mensagem para (31) 99674-9779 [Cleide], com nome e município solicitando acesso ao grupo e mandaremos as regras para a participação e o link de acesso.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco