Encontro virtual com o público será realizado na quinta-feira, 26 de maio
A leitura, hoje, é uma prática social que se vale de muitos suportes, canais, formatos e tecnologias. Que trilhas as pessoas usam para chegar à leitura literária na atualidade? É sobre essas possibilidades que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), promove a palestra “Livros e telas: trilhas da literatura”, com participação da doutora em Linguística Aplicada e professora do Cefet-MG, Ana Elisa Ribeiro.
Com mediação da bibliotecária Cleide Fernandes, o evento ocorre na quinta-feira (26/5), às 16h, em plataforma de videoconferência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. O link para acesso é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso não receba o link, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado.
Durante a palestra, a convidada vai debater com o público a relação existente entre a literatura, a leitura e os diferentes suportes tecnológicos. Nesse encontro virtual, serão abordadas diferentes percepções a respeito dessas linguagens e como esses recursos podem ser complementares. Ana Elisa Ribeiro também irá debater com os participantes os possíveis desdobramentos e caminhos que podem aproximar ou formar novos públicos para a leitura e a literatura.
Sobre a convidada
Ana Elisa Ribeiro é Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua em três níveis de ensino: médio, graduação e pós-graduação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Lidera o grupo de estudos (CNPq) Mulheres na Edição e é membro do GT A mulher na literatura da ANPOLL.
Coordena o projeto de extensão Aula Aberta. Tem trabalhado em duas frentes: a linguística aplicada e a edição, em pesquisas que se ocupam sempre das relações entre leitura, escrita e tecnologias. Entre outros, é autora dos livros “Escrever, hoje” (Parábola Editorial), “Livro – Edição e tecnologias no séc. XXI” (Moinhos/Contafios) e “Multimodalidade, Textos e Tecnologias” (Parábola, 2021). É escritora, autora de livros e publicações literárias. Sua produção pode ser encontrada no site anadigital.pro.br, além do contato pelo Instagram @anadigital.