Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove atividades de acessibilidade e inclusão na Bienal Mineira do Livro

Equipamento vinculado à Secult contará com estande exclusivo durante a realização do evento em Belo Horizonte

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, equipamento administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), também integra a programação da Bienal Mineira do Livro em 2022. Na Biblioteca Estadual, o destaque são as ações de acessibilidade e inclusão, com diferentes iniciativas que propõem reflexões sobre o livro, a leitura e a literatura, na Estação Leitura Inclusiva – bienal para todas as pessoas, estande no BH Shopping, em Belo Horizonte, onde acontece a edição 2022 da bienal, que vai de 13 a 22 de maio.

De acordo com o diretor do livro, leitura, literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim, a programação da Biblioteca Estadual na Bienal Mineira foi pensada a partir das propostas de acesso e democratização das políticas culturais. “Cada vez mais é necessário pensarmos em programações, projetos e outras iniciativas que contemplem a leitura como direito universal. Evidenciar nosso trabalho nesse sentido é um grande privilégio e uma oportunidade de fomentarmos esse diálogo e de possibilitarmos o acesso de pessoas com deficiência a todos os espaços”, destaca.

Na programação proposta, o público terá a oportunidade de conferir diferentes atividades ligadas às ações inclusivas que fazem parte das diretrizes da Biblioteca Estadual. Um dos destaques fica por conta da leitura acessível, voltada para pessoas cegas. Na sexta-feira (13/5), às 11h, na abertura do evento, o convidado é o artista Dudu Melo, que vai conversar com o público sobre sua experiência na cena cultural, durante a palestra “Cegueira, teatro e cinema o que tem a ver?”.

Além disso, a comunidade surda será contemplada com uma programação especial. Trata-se da “Literatura surda em quadrinhos”, palestra conduzida por Lucas Ronan, surdo, cartunista de profissão e autor e ilustrador de Livros Infantis para literatura surda. Durante o encontro com os participantes, ele vai compartilhar sua experiência com ações inclusivas.

Acessibilidade e Inclusão no Circuito Liberdade
A Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultura Unimed-BH Minas e o Teatro Feluma também marcam presença na Estação Leitura Inclusiva com programação diversificada. A convite da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas os equipamentos culturais que integram o Circuito Liberdade proporcionarão um momento de reflexão sobre a acessibilidade em suas instituições.

A programação integrada “Desconstruindo preconceitos através da literatura infantil que será realizada na segunda-feira (16/5), às 11h, com as autoras Marilurdes Nunes e Cléo Barros e mediação de Samuel Medina. Nesse bate-papo, o público é convidado a repensar a literatura como uma grande aliada para introduzir temáticas no ambiente familiar e escolar.

Outro destaque é roda de conversa “Acessibilidade em Equipamentos Culturais” que será realizada na sexta-feira (20/5). Nessa ação, a Biblioteca Estadual convida a Casa Fiat de Cultura para apresentar iniciativas que contribuem para transformar o imaginário dos visitantes em suas exposições e atividades educativas. A Biblioteca falará de sua atuação de mais de 50 anos no setor Braille, e a Casa Fiat de Cultura apresentará as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do seu Programa Educativo.

A “Leitura de imagem” também estará em destaque como um dos vários tipos de leitura existentes. Em se tratando da arte, a leitura das imagens é essencial para compreender uma obra e suas possibilidades de fruição. Para exemplificar, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura apresenta aos visitantes da Bienal, no sábado (21/5) e no domingo (22/5), das 10h às 14h as peças multissensoriais baseadas no painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari – em exposição permanente no hall de entrada da instituição; peças em 3D reproduzindo obras da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que esteve em cartaz na Casa Fiat de Cultura em 2018; entre outros.

A programação completa da “Estação da Leitura Inclusiva – bienal para todas as pessoas” está disponível AQUI. As atividades propostas pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais são gratuitas, mas o acesso à Bienal ocorre mediante aquisição de ingressos. Todas as palestras serão realizadas às 11h e contarão com transmissão ao vivo pelo instagram: @bibliotecaestadual.mg

Mais informações podem ser consultadas neste link