Palestra – Grupo de Estudos Alexandria –  “Organização de acervos de memória”

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) convida a todos e todas para participarem do Grupo de Estudos Alexandria, uma iniciativa criada para discutir assuntos relevantes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias. Este ano, o Grupo se reunirá mensalmente no primeiro semestre, por videoconferência, oferecendo um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada.

Nesta edição de fevereiro do Grupo de Estudos Alexandria, será apresentado o tema a “Organização de acervos de memória”. A convidada será Marília Paiva, bibliotecária, doutora e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela é professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra disciplinas para os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia e tem como áreas de interesse políticas públicas para bibliotecas públicas e escolares.

Durante a atividade, serão discutidas as bases para a organização de acervo bibliográfico de memória, incluindo a importância da escolha de um critério intelectual para a classificação e uma descrição adequada dos itens. Além disso, serão fornecidas sugestões práticas para a organização inicial do acervo.

As equipes de bibliotecas públicas e comunitárias de Minas Gerais, em especial, estão convidadas a participarem desta atividade, pois ela pode ser de grande valia para auxiliar na organização dos acervos de memória local, visando a obtenção da Declaração de Acervos Culturais, do programa de ICMS Patrimônio Cultural do IEPHA.

A atividade será realizada no dia 14 de fevereiro, às 8h30, via Teams. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI . Haverá emissão de certificado.

Participe!

Audiodescrição do convite

Convite para evento on-line. Texto: Descentra Cultura. Grupo de Estudos Alexandria. Tema: Organização de Acervos de Memória. Convidada: Marília Paiva da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Data: 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, 8h30. Por videoconferência (Teams). Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. O fundo do cartão é rosa clarinho e o texto preto. À direita, dentro de um círculo, foto do rosto da convidada. Marília é uma mulher branca, de cabelos lisos e prateados. Ela está de frente, com um sorriso largo.