A Traição de Tiradentes, no Teatro José Aprecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

A Traição de Tiradentes

Orquestra 415 de Música Antiga leva aos palcos o espetáculo cênico-musical A Traição de Tiradentes

Nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, quinta, sexta e sábado, às 20 horas e 03 de setembro receberemos a Orquestra 415 de Música Antiga e o Coro 415 trazem ao nosso palco o premiado espetáculo “A Traição de Tiradentes”, tendo como música incidental o belíssimo Te Deum do compositor colonial mineiro Lobo de Mesquita.

A peça é baseada em uma passagem real, porém pouco conhecida da vida de Tiradentes: seu encontro com o traidor Joaquim Silvério dos Reis, momentos depois de Silvério ter delatado a inconfidência mineira, colocando fim ao movimento e condenando vários de seus colegas. O que seria falado? o que conversaram? Qual a reação de ambos? Quais as consequências desse encontro? Em cena os atores Gustavo Marquezini no papel de Tiradentes, Marco Túlio Zerlotini como Joaquim Silvério dos Reis e Luciano Luppi como o narrador. O espetáculo foi escrito pelo dramaturgo, escritor, jornalista e músico André Salles-Coelho especialmente para a temporada de concertos da Orquestra 415.

“Imaginar esse encontro, tão tenso, tão sensível, tão angustiante, sempre foi para mim um motivo de imensa curiosidade e satisfação. Mergulhei então nas diversas fontes sobre Tiradentes e sobre a Inconfidência, até me deliciar com O Tiradentes, de Lucas Figueiredo. O objetivo era fazer um espetáculo que não ficasse no puramente didático, mas que mostrasse em uma visão romanceada, esse encontro singular, o momento histórico e suas consequências”, nos conta André Salles-Coelho.

O espetáculo foi premiado no edital de seleção de bolsistas para a área artística, técnica e de produção cultural do Governo do Estado em 2020. Para montar a peça, está sendo organizado um coral especialmente para a ocasião. O Coro 415 será ligado à orquestra e fará parte de todas as apresentações

Sobre: A Orquestra 415 de Música Barroca é hoje a única orquestra independente do Brasil, especializada em música barroca com instrumentos de época (cópias fieis de instrumentos originais do período) a realizar concertos mensais, regulares, com repertórios variados.

SERVIÇO:
Orquestra 415 de Música Antiga – Temporada 2023.
Quando: dias 31 de agosto, 01, 02 e 03 de setembro. quinta, sexta, sábado e domingo.
Horário: de quinta a sábado 20h; domingo 11h
Local: Teatro da Biblioteca, Praça da Liberdade nº 21.

Ingressos: Preços promocionais R$ 60,00 inteira, R$30,00 meia até dia 22 de agosto.
Os ingressos já estão à venda www.luanovacultural.com/ingressos

Data

31 ago 2023 - 03 set 2023
Evento Terminado

Horário

20:00 - 13:00
Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo
Fale Conosco