imagem de divulgação com fundo cinza e quadrado rosa choque, com uma mão em preto e branco segurando um microfone, onde se lê: Cefart às Sete, 29 de agosto de 2023 às 19h. Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes e Coro Sinfônico do Palácio das Artes. Programação Gratuita. Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

CEFART ÀS SETE – Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes

O Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes com participação do Coro Sinfônico do CEFART se apresenta no “CEFART ÀS SETE” desta terça (29/08)

O programa CEFART ÀS SETE acontece sempre às 19h na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A Escola de Música do CEFART realiza concertos apresentando o trabalho dos grupos de práticas em conjunto desenvolvidos pela escola durante todo o ano – Cefart Bigband, Grupo de Cellos, Camerata de Violões, Orquestra de câmara, Banda Sinfônica, Roda de Choro e os Corais Infanto-juvenil e Coro Sinfônico. Com o objetivo de potencializar ainda mais o CEFART como referência no Ensino Musical de alta performance, em 2023 a Escola de Música retomou o foco na prática coletiva, capacitando assim os alunos na área da performance musical em grupo, que é o maior campo de trabalho para o músico/cantor.

Nesta semana, o Coral Infantojuvenil e o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes apresentam um repertório exclusivo, com uma seleção de músicas variadas com o objetivo de proporcionar aos jovens cantores a oportunidade de se apresentarem ao público, gratuitamente, explorando ao máximo a sua versatilidade musical.

Sobre:

O Coro Sinfônico do Palácio das Artes foi criado na década de 80 e integra-se na Fundação Clóvis Salgado como um projeto de formação do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), constituindo-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores. Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos. Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera. Seus integrantes participam de quatro horas de aulas/ensaios semanais, sendo um ensaio de naipe e um ensaio coletivo, ambos com duas horas de duração. Atualmente é dirigido pelo maestro e professor Bruno Thadeu.

O Coral Infantojuvenil Palácio das Artes é formado por jovens cantores, com faixa etária entre oito e 16 anos e exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. Vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Coral Infantojuvenil integram, atualmente, o Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e exterior. A Fundação Clóvis Salgado é responsável por disponibilizar toda a infraestrutura para a manutenção do grupo e propicia condições para a formação artística dos jovens cantores, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público. O Coro Sinfônico do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades de prática coral em conjunto, possibilitando aos alunos terem a vivência de conceituadas obras de repertórios clássicos e contemporâneos. Além disso, representa o trabalho realizado dentro do Cefart, instituição que prima por uma música de qualidade.

Repertório Coral Infantojuvenil

1) Espanhola (Flávio Venturini & Guarabyra /arr. Cláudia Cavalcante)

2) Imagine (J. Lennon)

3) Jardim da Fantasia (Paulinho Pedra Azul /arr. Duda Di Cavalcante)

4) Aquarela (Toquinho /arr. Gilson Silva)

5) Frère Jacques (anônimo francês)

6) Caresse sur l’océan (C. Barratier e B. Coulais)

7) Es tönt ein voller Harfenklang (J. Brahms)

8) Cour d’amour (C. Orff)

9) In Memorian (C. Barratier e B. Coulais)

10) Tourdion (Moteto renascentista – atribuído a Pierre Attaignant) 11) Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber)

Repertório Coro Sinfônico

1) Laudate Omnes Gentes (J. Bertier)

2) Befiehl du deine Wege (J. S. Bach)

3) Tourdion (Moteto renascentista – atribuído a Pierre Attaignant) – Com coral Infantouvenil

4) Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber) – Com coral Infantojuvenil

Serviço:

CEFART ÀS SETE | Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e Coro Sinfônico do Cefart
Quando: 29/08 | 19h
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira – Biblioteca Pública de Minas Gerais
Praça da Liberdade, nº 21
Entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria.

Contato para entrevista e esclarecimentos:

Gustavo Macholi: 97314-4518

Gerente de Ensino Tatiana Correia

Orientadora Pedagógica Claudia Fonseca

Secretário Escolar e Supervisor Pedagógico Felippe Werneck

Coordenadores da Escola de Música Camilo Christófaro e Gustavo Machado Coordenadoras da Escola de Dança Sarah Lignani e Patrícia Werneck

Coordenadores da Escola de Teatro Paulo Maffei e Bruno Maracia

Coordenadoras da Escola de Artes Visuais Mariana Rodrigues e Ana Luiza Emerich

Coordenadores da Escola de Tecnologia da Cena Geraldo Octaviano e Cristiano Araújo

Coordenador de Ensino e Extensão Guilherme Brant

Assessora Administrativa Léia Araújo

Assessora da Gerência de Extensão Ana Alvarenga