Diálogos com o sistema Biblioteca Antiracista Outubro 2023

Diálogos com o Sistema: Bibliotecas antirracistas

Convite para palestra on-line. No canto superior direito os selos governamentais "Minas Literária" e "Minas Criativa". Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para a palestra on-line do Diálogos com o Sistema: Bibliotecas antirracistas: o papel das equipes bibliotecárias no fomento à diversidade e a equidade em suas comunidades. Convidada: Ana Paula Meneses Alves - Doutora em Ciência da Informação e em Ciência Sociais | Professora da ECI/UFMG. Data e horário: 09 de outubro de 2023. Segunda-feira, 14h. Por videoconferência. Inscrições gratuitas em www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. O fundo do convite é marrom claro e o texto é em tons terrosos. À direita, em um círculo de bordas marrom, está a foto do rosto da professora. Ana Paula Alves é negra, tem cabelos castanhos longos e encaracolados. Ela tem olhos grandes e expresivos e esboça um sorriso discreto.

Bibliotecas antirracistas são pauta do Diálogos com o Sistema de Bibliotecas de outubro

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para a palestra on-line do Diálogos com o Sistema: “Bibliotecas Antirracistas: O Papel das Equipes Bibliotecárias na Promoção da Diversidade e Equidade em suas Comunidades,” que será realizada pela professora Ana Paula Meneses.

Ana Paula Meneses é doutora em Ciência da Informação e em Ciências Sociais; mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Bacharel em Biblioteconomia; professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais; líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI-UFMG).

A palestra abordará como as bibliotecas podem desempenhar um importante papel no combate ao racismo, assim como agir de maneira mais efetiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Ao discutir questões de igualdade racial e inclusão social, pode-se contextualizar como as equipes das bibliotecas têm potencial para tornarem-se agentes de transformação nas comunidades, promovendo o acesso equitativo à informação, educação e cultura. Através de reflexões e da sensibilização sobre a importância da diversidade literária, a desconstrução de estereótipos e a promoção da representatividade, esta palestra demonstrará como as equipes podem trabalhar para a construção e sedimentação de bibliotecas antirracistas, atuantes em suas comunidades e com contribuição concreta, a partir de suas ações, recursos, produtos e serviços informacionais para a construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis onde todos os cidadãos têm a oportunidade de prosperar, independentemente de etnia, raça, condição econômica, gênero, idade, deficiência, origem, religião ou outra condição.

O evento está marcado para o dia 9 de outubro de 2023, às 14h, e será realizado por videoconferência (Teams). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link. Os participantes receberão certificados de participação, e as vagas são limitadas. Não perca esta oportunidade de aprender e refletir sobre o papel das bibliotecas na construção de um mundo mais justo e igualitário.

29 set 2023 - 09 out 2023
Evento Terminado