Exposição Capas da Literatura Brasileira. Visitação até dia 29 de setembro de 2023. De segunda a sexta, de 08h às 18h, no Hall das Coleções Especiais.

Exposição: Capas da Literatura Brasileira

Exposição “Capas da literatura brasileira – 1869 a 1960”, apresenta o acervo de obras raras da Biblioteca Pública Estadual

A capa de um livro cumpre a função de atrair o leitor. Muitas vezes através de desenhos, grafismos ou outros recursos artísticos, traduzir e provocar emoções.

Uma capa bem elaborada pode fazer toda a diferença na hora da escolha do leitor entre um livro e outro. Ela pode transmitir a personalidade do autor, a temática da obra e até mesmo o gênero literário.

No início da produção editorial no Brasil, as capas eram simples e pouco elaboradas, com títulos e informações básicas sobre o livro. Com o tempo, porém, elas foram ganhando mais destaque e sofisticação, com ilustrações e outros elementos gráficos que ajudam a transmitir a atmosfera e o conteúdo da obra.

Ao longo das décadas, diversos artistas e designers contribuíram para a evolução das capas de livro no Brasil, criando estilos e tendências que refletem as mudanças culturais e estéticas do país.

A exposição Capas da literatura brasileira, 1869 a 1960, perpassa 9 décadas de produção editorial no Brasil. Capas feitas por importantes nomes das artes gráficas e visuais do país, Di cavalcanti, Belmonte, Santa Rosa, Poty, Luiz Sá, Athos Bulcão, J. Prado e diversos artistas anônimos para clássicos da literatura brasileira de importantes escritores como Lima Barreto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Adalgisa Nery, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, dentre outros.

Os livros pertencem aos acervos das Coleções especiais: Mineiriana, Patrimonial, Obras Raras, Rita Adelaide e Memória Infantil.

Serviço:
Exposição Capas da literatura brasileira