[INSCREVA-SE] Grupo de Estudos Alexandria : Patrimônio Cultural – Perspectivas da Materialidade
Patrimônio cultural material é o tema do próximo encontro do Grupo de Estudos Alexandria
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para o encontro do Grupo de Estudos Alexandria com o tema “Patrimônio Cultural: perspectivas da materialidade”, conduzido por Luis Molinari, pesquisador, consultor, gestor e professor universitário, e que acontece no dia 7 de maio, às 9h, por meio de videoconferência. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os participantes que registrarem presença receberão certificado de participação em até 30 dias.
Inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI .
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 98489-2113 (mensagem de texto pelo WhatsApp).
Durante o encontro, Molinari irá explorar o patrimônio cultural de forma ampla, com foco especial no patrimônio material. Discutirá seu conceito e evolução ao longo do tempo, além de relacioná-lo com as leis e mecanismos de proteção vigentes. Também abordará como esse tema se conecta às políticas públicas, como o ICMS Patrimônio Cultural, para uma compreensão mais abrangente e contextualizada.
Este encontro é uma oportunidade para equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, além de todos os interessados no patrimônio cultural, principalmente para os profissionais que trabalham com os dossiês do ICMS Patrimônio Cultural, do Iepha-MG.
Luis Molinari é pós-doutorando em História com vasta experiência na área de Patrimônio Cultural. Ele possui doutorado em História Social da Cultura pela UFMG, além de mestrado e graduação na mesma instituição. Desde 2006, atua como Analista no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), tendo ocupado diferentes cargos como Analista de Patrimônio, Gerente de Patrimônio Imaterial, Gerente de Identificação e Pesquisa e Diretor de Promoção. Atualmente, Molinari é Presidente da Comissão Editorial.
O pesquisador também é Conselheiro no Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) e professor na pós-graduação em Patrimônio Cultural da PUC Minas e UEMG. Seu foco de pesquisa inclui História do Brasil colonial, Cartografia histórica, América colonial, História moderna e Escravidão na Iberoamérica. Com mais de 18 anos de experiência, ele coordenou diversos projetos relacionados ao patrimônio cultural, como inventários, registros, tombamentos, laudos, planos de salvaguarda, recuperação de bens desaparecidos, avaliação de projetos culturais e cursos de formação profissional. Nos últimos anos, Molinari tem se dedicado a projetos de inventários participativos e formação de gestores na identificação de bens culturais.