“Mundo sem pensamento, sem ideologia, sem memória”, por Helton Adverse

Mundo sem pensamento, sem ideologia, sem memória

O ponto de partida de Helton Adverse será o controvertido livro de Hannah Arendt, Eichmann em Jerusalém, que no ano de 2023 completa 60 anos de publicação. São bastante conhecidos os dissabores que o livro rendeu à autora, em especial, junto à comunidade judaica. Além das críticas severas, algumas virulentas ou odiosas, a perda de antigas amizades foi uma de suas consequências mais dolorosas. Parte da polêmica se deveu ao fato de Arendt encarar com um olhar crítico a colaboração dos Conselhos Judaicos no processo de perseguição e aniquilamento dos próprios judeus. Mas outra parte se deveu à sua firme recusa em considerar Eichmann um monstro. Como é muito conhecido, Arendt seguiu em outra direção, mostrando que Eichmann era um homem comum, medíocre, até mesmo um “palhaço”.

Essa caracterização produz o perturbador contraste entre a mediocridade do funcionário nazista e a enormidade do crime que ajudou a cometer. Mas, sobretudo, ela faz pensar que o nazismo não pode ser explicado meramente pela vontade demoníaca de seus líderes: sem a colaboração do “homem comum” o genocídio não poderia ocorrer. Mais ainda, não é necessário evocar a figura do mal absoluto para compreender as causas da adesão à dominação totalitária. Para Arendt, é preciso mobilizar outra ideia do mal, sua banalidade, se quisermos adentrar as trevas do mais assassino regime político de que temos conhecimento.

Helton Adverse está interessado sobretudo na dimensão prática ou, mais especificamente, política do pensamento, do juízo e da memória. A via que seguirá consiste em examinar as razões da morte do espírito e discutir suas consequências políticas na atualidade, quando os regimes democráticos e o espaço público – em um cenário claramente dominado pelas tecnologias digitais – estão fragilizados e mesmo ameaçados.

Helton Adverse é doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), e atualmente é professor adjunto do Departamento de Filosofia da mesma universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política Moderna e do Renascimento e História da Filosofia. Mais recentemente, tem realizado pesquisas sobre autores modernos e contemporâneos como Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Foucault e Hannah Arendt.

O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 21 de agosto, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:
Helton Adverse participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo
Dia 21 de agosto, segunda-feira, às 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

21 ago 2023