“O novo espírito da guerra”, por Newton Bignotto

Newton Bignotto fala sobre “O novo espírito da guerra” no ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

O professor Newton Bignotto participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “O novo espírito da guerra”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 16 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

O novo espírito da guerra

O fenômeno da guerra faz parte da história das civilizações. Sua presença ao longo dos séculos e dos lugares não significa, no entanto, que ela tenha sempre o mesmo significado e impacte a vida das pessoas da mesma maneira. O retorno da guerra ao solo europeu, quando muitos pensadores acreditavam que ela havia sido expulsa para a periferia do planeta, trouxe para o centro das preocupações dos países ricos a possibilidade da aniquilação pelo uso de armas de grande letalidade. Com o fim da guerra fria nos anos 90 do século passado, pensadores neoliberais acreditaram que a supremacia do capitalismo teria significado também o fim da ameaça nuclear.

O conflito na Ucrânia mostra que estavam errados. Na guerra, os corpos e os bens dos inimigos sempre foram os alvos principais. Ser derrotado significa perder a vida e os recursos para mantê-la. Ao longo dos tempos, no entanto, a relação com os bens e com os corpos foi sendo alterada a ponto de transformar a vida das pessoas, inclusive daquelas que não estão diretamente envolvidas nos combates, em matéria informe e descartável. Nos dias de hoje, a primeira preocupação dos atacantes parece ser a infraestrutura do inimigo e seus recursos materiais. A vida das pessoas entra em segundo plano. Os corpos são matéria descartável; objetos de pouco valor, que se acham no caminho das bombas de alta precisão que visam os bens.

A alteração da relação com os corpos e com os bens foi sendo produzida à medida que as tecnologias guerreiras foram sendo modificadas. O corpo do inimigo foi se transformando em matéria descartável quando passou a ser atingido fora da vista dos atacantes. Em nossa conferência, vamos investigar o momento em que o processo de objetificação total dos corpos se acelerou com o surgimento da artilharia. Para entender esse processo, vamos voltar ao Renascimento, momento de desenvolvimento acelerado das novas tecnologias da guerra, para investigar a progressiva desqualificação do corpo em favor dos bens. Maquiavel com seu livro “A Arte da Guerra” será o guia desse percurso reflexivo.

Newton Bignotto é professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Defendeu sua tese de doutorado sobre Maquiavel, em 1989, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sob a direção de Claude Lefort.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Newton Bignotto participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 16 de agosto, quarta-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

16 ago 2023