Patrícia Espírito Santo lança o livro “Há Um Lugar Para Mim Na Casa Do Meu Pai” (Editora Autêntica) a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, do dia 17 de abril, quarta feira.

Sempre um Papo, com Patrícia Espírito Santo

No dia 17 de abril, quarta-feira, a escritora e jornalista belo-horizontina Patrícia Espírito Santo lança o livro “Há Um Lugar Para Mim Na Casa Do Meu Pai” (Editora Autêntica) a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, em uma conversa com Afonso Borges, no Sempre Um Papo. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla – garanta o seu aqui.

Em Dzaleka, um campo de refugiados aberto em 1994 no Malawi – pequeno país localizado ao sudeste do continente africano – vivem 55 mil pessoas, vindas, sobretudo, da República Democrática do Congo, Ruanda e Burundi, fugidas de conflitos e guerras ainda em curso. A jornalista mineira Patrícia Espírito Santo desembarcou neste local pela primeira vez em 2019, para montar uma oficina de costura sob a tutela da ONG brasileira Fraternidade sem Fronteiras, e desde então para lá retorna todos os anos.

Em 2023, colheu depoimentos de refugiados que contaram em detalhes sobre como fugiram, as privações e perseguições sofridas até conseguirem chegar ali. O resultado destas conversas se transformou no livro “Há um lugar para mim na casa do meu pai”, lançamento da Autêntica Editora em abril daquele ano. O título evidencia uma das características que mais comoveu a autora durante estes encontros: a forte espiritualidade que move estas pessoas.

A autora costura fatos históricos, contextos de guerra aos relatos emocionantes. O texto desperta para a dura realidade de pessoas obrigadas a fugir de suas pátrias em decorrência de perseguições políticas, étnicas e sexuais ou conflitos gerados por disputas de terra, em um momento em que migrações forçadas de africanos avançam em ritmo acelerado, chamando a atenção para a urgência da pauta sobre os Direitos Humanos.

O contexto de guerra e perseguições na região talvez seja conhecido por muitos. Mas o que Patrícia Espírito Santo faz com seu livro é que estas histórias, que representam muitos refugiados, ganhem também contornos individuais e mostrem, sem filtros, a vida, a dor e as perdas por trás do grande número de refugiados que deixam seus locais de origem não apenas em busca de um lugar melhor para viver, mas para garantir sua sobrevivência.

Patrícia Espírito Santo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1963. Jornalista e doutora em Ciência da Informação pela UFMG, especializou-se em Moda e, mais tarde, em Sexualidade Humana. Em 2018, começou a costurar com o objetivo de aproveitar os tecidos que chegavam às ONGs onde atuava como voluntária. Um ano depois, desembarcou no Malawi, país do sudeste da África, com o objetivo de montar uma oficina de costura no campo de refugiados de Dzaleka, próximo à capital Lilongwe, dentro do projeto Nação Ubuntu da ONG brasileira Fraternidade sem Fronteiras. Atualmente coordena oficinas de costura em aldeias em Moçambique e Madagascar e tem planos de chegar à República Democrática do Congo e ao Senegal. Este é o primeiro livro de uma série em que pretende retratar a vida em recantos da África, onde passa boa parte do tempo colhendo depoimentos de pessoas que sofrem consequências da violação dos direitos humanos.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig e da Emgea, com o apoio do Itaú, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Patrícia Espírito Santo
Dia 17 de abril, quarta-feira, às 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

17 abr 2024
Evento Terminado