Imagem de Divulgação do Sempre um Papo - Mutações em que Frédéric Gros aborda o tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”. Dia 17 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Sempre um Papo – Mutações, com Frédéric Gros

Imagem de Divulgação do Sempre um Papo - Mutações em que Frédéric Gros aborda o tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”. Dia 17 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Frédéric Gros participa do ciclo de debates “Mutações”, do Sempre Um Papo, com o tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”

Frédéric Gros participa do ciclo de debates “Mutações”, do Sempre Um Papo, com o tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”

O filósofo francês Frédéric Gros é o convidado do Sempre Um Papo no dia 17 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O bate-papo, mediado por Afonso Borges, faz parte do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, e tem como tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica

Gros se propõe a analisar o conceito de apropriação a fim de construir uma filosofia da relação da mente e do corpo com o mundo.

A apropriação “ecológica” não produz propriedade privada, gera familiaridade, amizade e solidariedade. É híbrida (baseada no compartilhamento), comum (não priva ninguém) e reguladora (não abusa de seu objeto). Exemplos de apropriação “ecológica” seriam o pensamento e a arte, em que a mente se apropria fundamentalmente do mundo, e atividades como digestão, caminhada e trabalho, em que o corpo também se apropria do mundo.

Já Marx, procurando uma definição de capitalismo, descreve um modo de apropriação exclusiva (gozo egoísta), privativa (despossui os outros) e abusiva (experimenta sua verdade na destruição do objeto), que inaugura o reinado da propriedade privada, garantida pelo Estado, destrói comunidades antigas e ambientes naturais.

O palestrante defenderá que é o triunfo da apropriação predatória que explica as grandes crises atuais e é somente na redescoberta da apropriação ecológica que um futuro político pode ser construído.

Frédéric Gros é um filósofo francês formado pela École Normale Supérieure de Paris. Defendeu em 1995 o doutorado em filosofia na Université Paris-Est Créteil (Paris XII), onde lecionou por mais de duas décadas. Estuda a filosofia francesa contemporânea e é um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault da atualidade. Desde 2013, é professor de teoria política no Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo) e pesquisador do centro de pesquisas políticas da mesma faculdade. Alguns dos temas de pesquisa que mais lhe interessam são os fundamentos do direito de punir, as questões relacionadas à guerra e à segurança e a ética do sujeito político.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Frédéric Gros participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 17 de julho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Data

17 jul 2023
Evento Terminado

Horário

19:30
Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo
Fale Conosco