Evento gratuito reúne mais de 30 bibliotecas em celebração aos 300 anos de Minas Gerais; Ações virtuais e presenciais acontecem de 19 a 23 de abril
Uma série de atividades on-line vão integrar a participação da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais durante a primeira edição da Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos (SEIL), iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG). De 19 a 23 de abril, serão disponibilizados, nas redes sociais, conteúdos diversos para celebrar a efeméride de 300 anos de Minas Gerais, completados em dezembro de 2020.
A partir de segunda-feira (19/4) o Instagram e o Facebook da Biblioteca Estadual vão se transformar em plataformas de acesso e democratização da Literatura. Uma das primeiras ações é o projeto “Sabor Literário”, que vai disponibilizar dois conteúdos em homenagem a escritores mineiros. A primeira publicação, às 10h, é uma resenha do livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo. Já a segunda publicação, às 16h, aborda a obra “Aventuras de Xisto”, de Lúcia Machado de Almeida.
Na terça-feira (20/4), às 14h, será realizada a ação virtual do projeto “Tempo para ler – Especial Escritores Mineiros”, do Setor Braille. A atividade vai abordar a produção literária de diversos autores de Minas Gerais e será realizada em plataforma de videoconferência e é destinada a pessoas com deficiência visual ou pouca visão e demais interessados. O link para participação do evento está disponível aqui.
A quarta-feira (21/4) reserva dois conteúdos especiais para o público infantil com ações do projeto “Estação da Leitura”. A partir das 10h, serão disponibilizados no Instagram e no Facebook da Biblioteca, vídeos com leitura de fragmentos do livro “Indez”, do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Já às 16h, a segunda publicação reúne trechos de leitura da obra “Cara ou Coroa”, de Fernando Sabino.
A programação virtual da Biblioteca Estadual para a SEIL também reúne informações sobre a obra e a vida de escritores de Minas Gerais. Na quinta-feira (22/4), a partir das 16h, será disponibilizado um vídeo sobre o trabalho do escritor José Carlos Aragão, autor de diversas obras infantis. Entre as produções de destaque, estão os livros “Trem chegou, trem já vai”, “No palco, todo mundo vira bicho”, “A Bruxa tá solta” e “É tudo lenda”. A ação integra o projeto Lá Vem o Trem!… Vem de Minas!… Quem Vem nele?
No dia seguinte, sexta-feira (23/4), mais uma ação do projeto será disponibilizada ao público, a partir das 10h. Dessa vez, o conteúdo é destinado à vida e à obra de Lúcia Machado de Almeida, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil do país e autoras de obras icônicas, como “O Escaravelho do Diabo”, “O caso da borboleta Atíria”, “Xisto e o Pássaro Cósmico” e “O falcão de penas salpicadas”.
A programação da Biblioteca Estadual se encerra com o projeto “Novos Talentos: Bate-papo com o escritor”. A partir das 15h, em plataforma de videoconferência, acontecerá uma entrevista com Lucas Andrade Ananias, que está lançando seu primeiro livro, “Bem-me-quer”, obra de estreia de Lucas no universo da literatura. O romance conta a história do casal Luan e Amanda, que descobre um segredo após a Cápsula do Tempo ser aberta. O link para acesso ao bate-papo está disponível aqui.
Semana Estadual de Incentivo à Literatura
A produção literária mineira ao longo de 300 anos de história é o mote da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias, vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, vão integrar a programação. Com ações virtuais e algumas presenciais (seguindo os protocolos sanitários), os espaços vão disponibilizar para o público uma série de atividades que valorizam a leitura e evidenciam a importância das bibliotecas como fomentadoras da arte e da cultura, principalmente da literatura.
Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Ozório Couto, a realização do evento é uma oportunidade de celebrar a literatura. “A literatura nos faz sonhar, abrir os olhos, a mente. Com ela os horizontes se tornam mais belos e próximos, trazendo-nos amplitude e a certeza da fidelidade. A literatura é uma companheira maior, e os livros nos garantem a melhor chance de nos tornamos seres melhores”, destaca Ozório Couto.
As atividades propostas serão veiculadas em diferentes plataformas digitais das bibliotecas que aderiram à Semana de Incentivo à Literatura. De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Cleide Fernandes, além de celebrar os 300 anos de Minas com programação diversificada, a Semana Estadual de Incentivo à Literatura será uma oportunidade para que o público conheça a diversidade do trabalho das bibliotecas em todo estado, mesmo com a suspensão das atividades em função das medidas de distanciamento social.
“A proposta da I Semana Estadual de Incentivo à Leitura é promover a literatura nos espaços das bibliotecas públicas e comunitárias de Minas Gerais. As equipes de bibliotecas se empenharam em planejar atividades para todos os públicos, homenageando os 300 anos de Minas Gerais. Mesmo com as bibliotecas fechadas, será possível ter acesso a uma ampla programação cultural. Esperamos que esta seja a primeira edição de muitas”, pontua Cleide Fernandes.
Acesse a programação completa da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura AQUI.