Resenha da Semana: Labirinto, Katharine Louise Mosse

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

MOSSE, Kate. Labirinto. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2006. 564 p.

Katharine Louise Mosse é uma romancista inglesa que nasceu em 20 de outubro de 1961 na cidade de Chichester. Além de romancista, a autora também é radialista. Seu romance mais famoso é Labirinto, que foi publicado em 2005.

O livro conta duas histórias paralelas, uma se passa no século XIII e a outra no ano de 2005. Em 1209, na cidade de Carcassone, localizada onde hoje conhecemos como França, a jovem Alais, de apenas 17 anos, que até então era apenas uma dedicada filha, irmã e esposa, vê se mudo mudar quando seu pai lhe revela que é guardião de um antigo e importantíssimo segredo. Seu pai, um homem de grande influência e importância na cidade, é guardião de um dos três livros da trilogia sagrada, que se desvendados, guiam o viajante pelo labirinto até a relíquia do Santo Graal. O homem acredita que Alais é a filha que mais saberá como carregar esse fardo com sabedoria e determinação, o que provoca grandes ciúmes na irmã, Oriane.

Como nova guardiã desse grande segredo, Alais se vê presa numa grande trama de traição, intrigas e perseguições, o que a obriga a fugir do castelo onde mora e se afastar de todos que ama e de sua antiga vida, tudo para proteger esse segredo. É uma luta que Alais acaba por travar durante 30 anos. Em 2005, Alice participa como voluntária numa escavação arqueológica a convite de uma amiga, no Pic de Soularac, mesmo local que séculos antes a luta de Alais teve um desfecho emocionante.

No meio da escavação ela encontra uma caverna escondida, onde jazem dois esqueletos e um medalhão com o símbolo do labirinto. A partir desse momento, Alice ainda não sabe, mas sua vida mudará para sempre. Sem saber inicialmente da importância da sua descoberta, Alice começa a ser perseguida e ameaçada e a partir do momento que ela entende que tudo está ligado ao segredo do lugar da sua descoberta, ela se dedica incansavelmente a descobrir o mistério por trás dos esqueletos e do medalhão de labirinto

O desfecho do livro é incrível, e de uma forma inesperada e maravilhosa, as vidas das duas jovens, separadas por séculos de diferença se unem, e Alice percebe que tudo o que aconteceu em sua vida era pra levá-la até aquele momento crucial, que nada foi por acaso. A autora faz uma ambientação histórica maravilhosa e bem fundada, colocando como pano de fundo a perseguição da Igreja católica contra os chamados hereges, e o quão sangrenta foi essa luta.

Resenha por Rachel Gervásio De Marco
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais