Resenha da Semana: A Esperança, de Suzanne Collins

Resenha da Semana: A Esperança, de Suzanne Collins

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

COLLINS, Suzanne. A Esperança. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011.421p.

 

Suzanne Marie Collins é escritora de ficção científica e literatura infanto-juvenil além de ser roteirista, conhecida pela trilogia “Jogos Vorazes”, que foi sucesso mundial, vendendo mais de 85 milhões de cópias. Esse é o terceiro e último volume da trilogia. Se você pensou que Katniss, depois de tudo o que passou no Massacre Quaternário, ia ficar tranquila e com uma vida ganha, você se enganou. Após a explosão da arena, no último jogo, Katniss não foi para seu Distrito, mas sim para o Distrito 13. Ela não estava em um distrito qualquer, o Distrito 13 sobreviveu à última guerra e se tornou uma verdadeira fortaleza, onde todos os que já moravam ali, e os sobreviventes do Distrito 12, chamavam de lar. Sobreviventes do Distrito 12, porque após a explosão da arena, como retaliação, o presidente Snow decide punir Katniss e todos que a apoiaram um dia. Poucas pessoas sobreviveram e as que conseguiram escapar, encontraram asilo no Distrito 13.

Katniss passou por muitas coisas em sua vida, e não contabilizava só feridas mentais, que foram graves, mas ferimentos físicos também a assolavam. Para piorar, depois de ter uma melhora expressiva em sua saúde física, ela descobre que Peeta não foi resgatado da arena junto com ela e alguns outros tributos. Ele foi capturado pela Capital, e ninguém tinha notícias sobre ele. A garota recebeu uma nova missão, não seria voluntária ou obrigada a participar de mais nenhum jogo, mas estava sendo convidada para ser o símbolo da revolução. A Capital estava sofrendo muitos ataques vindos dos distritos, ataques de todas as formas e a rebelião estava apenas começando. O que eles precisavam era de um símbolo, um incentivo, alguém para ser a marca dessa rebelião, e ninguém melhor do que a “Garota em Chamas” para representar esse papel tão importante. Após receber a proposta, Katniss faz algumas exigências e assume com prazer o posto de “Tordo”, com o objetivo de acabar com Snow. Ela se encontra com uma equipe bem preparada, para realizar as gravações dos pronto props, vídeos curtos em que Katiniss enviaria mensagens de apoio e fortalecimento à rebelião, transmitidos no canal que a Capital domina, através dos conhecimentos tecnológicos de Beetee, um dos tributos sobreviventes e também resgatado da Arena.

De forma bem relutante, toda a equipe responsável pelas gravações de Katniss, viaja para o Distrito 8 para que ela tenha a real noção de como está a rebelião. Ela vai em direção ao hospital onde os sobreviventes dos ataques enviados pela Capital estão, e quando eles veem o “Tordo”, seus corações se enchem de esperança e todos demonstram seu apoio à garota. O que ninguém esperava era que a Capital estava monitorando seus passos, e para mostrar seu poder e força contra aqueles que declararam apoio a Katniss, a Capital realiza seu último e fatal bombardeio ao Distrito 8, que já estava sob ruínas. Isso fez com que Katniss aumentasse sua sede de vingança e seu ódio à Capital e ao presidente Snow.

Katniss percebe, através das mensagens gravadas por Peeta na Capital, que ele está sendo torturado e, pior, está definhando aos poucos. Ela entendeu que quanto mais ela fizer, quanto mais ela propagar a mensagem de que a rebelião deve continuar e que acabar com a Capital é o caminho certo para a liberdade dos distritos, mais o presidente Snow torturaria Peeta, aumentando a chance de acabar com a vida de seu amado. Em um desses vídeos, Peeta tem um lapso de sanidade mental e acaba avisando ao Distrito 13 que um ataque estava a caminho, isso deu tempo para que o local fosse evacuado e realocado em uma área mais segura. O aviso de Peeta permitiu que vidas fossem salvas, mas a que preço, Katniss não sabia.

Após esse ataque, Katniss fala para a comandante do Distrito 13, Alma Coin, que a hora do resgate a Peeta e aos outros tributos sobreviventes havia chegado. Uma força tarefa é montada e todos vão à Capital para resgatar Peeta, Johanna e Annie, o grande amor de Finnick. Todos ficam felizes com o retorno dos vitoriosos sobreviventes, mas ao mesmo tempo, preocupados. Todos precisam de tratamento urgente; Johanna vive à base de morfina para poder controlar suas dores e, principalmente, tentar esquecer tudo o que passou enquanto prisioneira na Capital. Devido às circunstâncias críticas em que Peeta se encontrava, todos os olhos se voltam para ele. O garoto foi o mais prejudicado, era o mais torturado de todos eles e com certeza o mais afetado psicologicamente. A tortura era feita de modo que toda vez que ele visse Katniss, sua mente era programada a ver a garota como uma bestante, algo que deve ser destruído e aniquilado.

Quando Katniss percebe o dano psicológico que a Capital e o presidente Snow fizeram com Peeta, ela entende que o garoto amável e que a amava tinha se perdido em uma mente manipulada pelo medo. Ela não consegue digerir tudo isso e pede para se afastar, então, solicita à comandante Coin que ela fosse enviada ao Distrito 2, um dos mais difíceis de ser conquistado, pois grande parte da população ainda apoiava a Capital e achava que a rebelião não levaria a lugar nenhum. Quando chega ao Distrito, Katniss tenta convencer os resistentes e apoiadores da Capital a se renderem, mas infelizmente alguns erros foram cometidos e o Tordo acabou sofrendo por isso. Quando retorna ao distrito 13, ela está na mesma ala hospitalar que Johanna, sua companheira dentro da Arena e ambas ficam felizes com o fato de que Finnick e Annie vão selar seu amor realizando um casamento, trazendo esperança e felicidade para os corações aflitos e abatidos por essa guerra que está sendo travada.

Após alguns pronto props e farpas trocadas entre a Capital e o Tordo, Katniss é designada para a sua missão final, sendo direcionada para o Esquadrão 451 ou Esquadrão Estrela. A missão é derrubar o sistema da Capital. Claro que para os tributos nada nunca é tão simples assim, e eles enfrentam muitas complicações durante essa caminhada. Katniss enfrenta muitos desafios nessa jornada rumo à vingança contra o tirano Snow. Ela, muitas vezes, se questiona se tudo isso vale a pena, mas não tinha como voltar atrás, o que estava feito, estava feito.

Suzanne Collins é uma autora fantástica, não floreia os acontecimentos, nem ameniza as mortes, perdas e danos psicológicos que todos passam, isso faz com que você faça parte da história de uma forma muito vívida. Você chora, sofre as angústias de Katniss ao ver o doce Peeta se transformar em um animal que faria de tudo para matá-la. Todos sofrem muito, e sentimos nos mínimos detalhes, toda a sua dor. A angústia, o ódio que Katniss sente, é refletido em nós, leitores. Todos eles sofreram danos físicos permanentes e principalmente psicológicos, mas sem dúvida, o final do livro realmente faz jus ao seu nome e um arco-íris é desenhado no final de toda tristeza, dor e perda que todos os tributos sofreram. A sorte, com toda certeza, nunca esteve a favor de ninguém, não sob o domínio de Snow.
 

Resenha por Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
 

Pular para o conteúdo
Fale Conosco