Resenha da Semana: A garota do lago, de Charlie Donlea

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

DONLEA, Charlie. A garota do lago. Barueri, SP: Faro Editorial, 2019. 295 p.

O livro A garota do lago tem como história central a vida e morte de Becca Eckersley e sua relação com um acontecimento na vida da jornalista Kelsey Castle que investiga o caso e tenta solucioná-lo. A história é dividida em quatro partes que são intituladas como “a cachoeira do sol da manhã”, “autoajuda”, “olá, detetive” e “três batidas”. Cada capítulo é narrado por Becca ou por Kelsey, sempre indo e vindo no tempo. A história é repleta de suspense e reviravoltas e o final é surpreendente.

A primeira parte do livro, “a cachoeira do sol da manhã”, narra como Becca foi assassinada e o retorno da jornalista Kelsey para o trabalho devido a um longo período de licença por um acontecimento traumático. O chefe de Kelsey decide que a melhor opção é que ela viaje para Summit Lake, cidade onde Becca foi assassinada, e escreva um artigo sobre o caso. Durante essa parte são relatados alguns acontecimentos nos meses anteriores à morte de Becca, ela era uma estudante de direito e estava na Pós-graduação, além disso, tinha um grupo de amigos bem íntimos Gal, Jack e Brad.

Percebemos que Gal é a melhor amiga de Becca, pessoa com quem ela dividia o apartamento e sua vida. Jack e Brad, até o momento, estavam na mesma posição, amigos para estudo e encontros em bares. Porém, Brad percebe que não é só amizade que ele sente por Becca e decide desabafar pedindo conselhos para Jack, o que ele não imaginava era que Jack estava namorando Becca em segredo e isso causa diversas complicações para o relacionamento do casal e entre os amigos. Jack e Becca vão para Summit Lake no feriado de fim de ano, e Brad resolve se declarar para ela, mas ao chegar na palafita ele se depara com Becca e Jack juntos e considera aquilo uma traição.

A segunda parte do livro, “autoajuda”, narra todo o drama enfrentado pelo casal e a relação em crise entre os amigos. Jack e Brad dividiam o mesmo apartamento e com o acontecimento eles param de se falar. Brad se isola completamente dos amigos. Na véspera da formatura na faculdade de Direito, Becca, Gal e Jack estavam super felizes com as cartas de aprovações para os cursos de pós-graduação. Porém Brad não conseguiu nenhuma aprovação, isso juntamente com o relacionamento de Becca e Jack foram fatores significativos para que ele se enforcasse no apartamento em que morava com Jack. À medida que o tempo vai passando, mais pistas Kelsey consegue reunir, e uma série de investigações e descobertas acontecem na terceira parte do livro, “olá, detetive”.

Por fim, a última parte “três batidas”, narra os acontecimentos dos últimos dias de vida de Becca e todas as pistas que Kelsey reuniu para chegar ao assassino. A história tem muitas reviravoltas, e o final é surpreendente, acredito que muitas pessoas irão ficar impressionados ao descobrir o assassino de Becca e as razões que o levaram a cometer tal ato.

Desvendamos também que Kelsey poderia ter tido o mesmo fim que Becca e essa é a razão pela qual ela se envolve tanto na história. É um livro que nos cativa do início ao fim e deixa muitas surpresas.

Resenha por: Isabella Carolina Pongelupe Assis
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais