Resenha da Semana: A viagem do tigre, de Colleen Houck

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

HOUCK, Colleen. A viagem do tigre. São Paulo: Arqueiro, 2013. 430 p.

Colleen Houck é uma leitora voraz que adora títulos de ação, aventura, temas paranormais, ficção científica e romance. Ela entrou para a lista de livros mais vendidos do The New York Times com a série A maldição do tigre, que já vendeu cerca de 650 mil exemplares no Brasil. A obra teve os direitos adquiridos pela Paramount Pictures. Também é autora da série Deuses do Egito. Colleen estudou na Universidade do Arizona e trabalhou como intérprete de língua de sinais durante 17 anos. Ela mora em Salem, no Oregon, com o marido e uma imensa coleção de tigres de pelúcia. A série, escrita pela americana Colleen Houck, é dividida entre 4 livros originais (A Maldição do Tigre, O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e O Destino do Tigre), há pouco tempo foi lançado um quinto, denominado O Sonho do Tigre.

No terceiro livro, “A viagem do tigre”, nós descobriremos que Ren, depois do que passou enquanto esteve nas mãos de Lokesh, não se lembra mais de Kelsey, e todas as suas memórias, tudo em sua mente que estava de qualquer maneira ligado à protagonista, desapareceu. Ren não se lembra que um dia amou Kelsey e esse é apenas um dos problemas desse novo capítulo da história.

Após resgatarem Ren, o trio deverá se concentrar na terceira busca indicada pela Deusa Durga. Dessa vez o elemento água permeia toda a aventura. Ren, Kishan, Kelsey, o senhor Kadam e Nilima sobem a bordo de sua embarcação particular e desvendam os segredos dos mares, enfrentam dragões, descobrem histórias antigas e se lançam ao mar para reencontrar o colar de Durga e quebrar mais uma parte da maldição que persegue os amados tigres, ano após ano.

Kelsey, claro, está chateadíssima com toda situação, e o pior é que toda vez que ela tenta seaproximar dele, Ren sente uma dor física insuportável. Ele está disposto a testar suaresistência e, por algumas páginas, parece que vai funcionar. Kelsey e Ren engatamnovamente em um romance por algum tempo. Logo, Ren muda de ideia e Kelsey se aproximado plano B, Kishan.

Para ficar ainda melhor, Ren, que é absurdamente infantil, faz coisascomo escolher o maiô que ela usa porque ele acha que ela não tem bom gosto e porque elequer controlar o quanto ele mostra a pele. Ele também dá uma crise birrenta enorme porque ela corta o cabelo sem permissão.
Os melhores momentos do livro são as cenas de ação em que essa lenga-lenga se tornasecundária. É realmente interessante acompanhar a pesquisa do Sr. Kadam sobre os dragões, as cidadessubmersas e o que eles teriam que enfrentar.

Se a autora tivesse se concentrado mais nisso doque em criar um triângulo amoroso padrão-chinfrim, poderíamos ter um livro divertido e com muitas páginas a menos.

Resenha por: Thayane Luiza Zschaber de Oliveira
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais