Resenha da Semana: As boas mulheres da China, de Xinran Xue

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

XINRAN. As boas mulheres da China: vozes ocultas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 281 p.

Xinran Xue é jornalista, radialista e escritora chinesa e trabalhou num programa de rádio chamado “Palavras na brisa noturna” entre 1989 e 1997 entrevistando mulheres chinesas que compartilhavam situações opressoras de suas vidas. Seu programa fez tanto sucesso, que Xinran passou a receber cartas com relatos e pedidos de ajuda de suas espectadoras.

Durante o regime totalitário de Mao Tsé-Tung, o controle do mesmo sobre a sociedade no geral, principalmente sobre os meios de telecomunicação, fez com que muitos jornalistas vivenciassem um conflito entre o que sabiam e o que era permitido expor, colocando à prova a saúde mental e física.

Diante da realidade na China, Xinran abandonou a carreira jornalística e o país. Para dar voz a essas mulheres, em 2003, a autora publicou o livro “As boas mulheres da China: vozes ocultas” compartilhando essas histórias reais, desumanas e chocantes a respeito da vida de mulheres chinesas de diferentes classes sociais e idades que tinham algo em comum: sofriam violência, machismo, opressão, descaso, estupro, humilhação e abandono.

Xinran também relata a vida das chinesas que moravam na “Colina dos Gritos”. Um lugar no meio do nada, em que a água é raridade e a terra árida apenas permite o plantio de sapé (gramínea cujos caules são utilizados para a construção de telhados). As pessoas moram em cavernas e se alimentam do que a terra permite plantar.

Em uma visita à Colina dos Gritos, Xinran percebeu que as mulheres andavam com as pernas bem abertas: durante o período menstrual, o único absorvente disponível era uma folha. Na primeira menstruação, as mulheres recebiam dez folhas que deveriam ser utilizadas por toda a vida; e após o uso eram colocadas para secar e reutilizadas. As folhas ficavam duras com o passar do tempo e, ao utilizá-las, o interior das coxas e as partes íntimas das mulheres ficavam em carne viva e por isso as mesmas andavam de pernas abertas.

As boas mulheres da China: vozes ocultas é um livro que expõe até onde o ser humano pode chegar. Questões históricas, sociológicas e culturais que distanciam mulheres ocidentais das orientais, no entanto, experiências cotidianas que as aproximam.

Resenha por: Debora de Paula Ribeiro
Estagiária do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais