Resenha da Semana: Branca de Neve e o Caçador, de Lily Blake

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

BLAKE, Lily. Branca de Neve e o Caçador. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012. 208 p

São poucos os livros que foram escritos após os filmes, e Branca de Neve e o Caçador entrou nesse pequeno grupo de obras. Tanto o filme quanto o livro foram lançados em 2012.

O livro nos traz uma versão bem modificada, se levado em consideração a versão original de Branca de Neve. Esse livro é mais sombrio e aborda a história do caçador de uma forma mais humana e mais realista, levando em consideração a época em que a história é ambientada.

O pai de Branca de Neve, o Rei, casado com uma Rainha bondosa e amada por todos, gera uma linda criança, nascida com cabelos negros, olhos negros e pele extremamente clara, como a neve. Mas infelizmente, a Rainha por problemas de saúde, acaba falecendo, deixando o Rei e Branca de Neve desolados.
O Rei era muito jovem e decidiu dar uma nova oportunidade para o amor, encontrando assim, Ravenna, uma jovem inocente, linda e que despertou no Rei a vontade de se casar novamente. O que ele não sabia é que ela havia planejado tudo, e principalmente o seu assassinato, a fim de tomar todo o reino e poder para si.

Assim que o Rei é assassinado, Branca de Neve foi aprisionada pela Rainha Ravenna, na torre mais alta do castelo, passando fome, frio, e sem um pingo de tudo aquilo que ela sempre teve, por ser filha do Rei. Mas os dias de Branca de Neve estavam contados. Ravenna, com a sua obsessão pela jovialidade, consulta seu espelho mágico e descobre que o coração da jovem mais doce e pura que existia, sua enteada Branca de Neve, era a única forma de conquistar a imortalidade.

Como a Rainha era fria e calculista, matar Branca de Neve não seria nenhum problema, o que ela ganharia em troca seria infinitamente melhor do que um dia ela já experimentou com a magia. Mas Branca de Neve consegue escapar do castelo, correndo para a Floresta Sombria, um lugar temido por todos os homens e mulheres daquela época.

Sabendo que Branca de Neve estava na Floresta, ela decide pedir que o Caçador Eric, o único homem que entrou na Floresta e conseguiu sobreviver, fosse atrás dela, tendo como recompensa algo que ele daria de tudo para ter de volta. Mas Eric não consegue cumprir o acordo com a Rainha, pois viu que Branca de Neve era doce, gentil e não merecia o fim que estava programado para ela. Nesse momento sua cabeça é colocada a prêmio junto com a de Branca de Neve, pois ajudá-la era a pior coisa que ele poderia ter feito.

Por mais fiel que o livro seja ao filme, ele nos coloca a par da história sombria de Ravenna e o porquê ela é quem é hoje, juntamente com a ligação fortíssima com o seu irmão Fin. O fato do livro ser dividido em duas partes nos ajuda a lembrar da história original e repleta de fantasia, com a floresta, os animais ajudando Branca de Neve a se salvar, além de evidenciar a realidade mais obscura e desesperadora da vida de Branca de Neve.

A história foi desenrolada de uma forma muito dinâmica, clara e linear, trazendo para a realidade da época acontecimentos mais próximos do mundo real, mas não tirando totalmente a magia de cena, uma vez que o objetivo de Ravenna é ter o coração da jovem mais pura que existe, somente para ter imortalidade.

Será que o Caçador conseguiu proteger Branca de Neve até o fim?! O bem venceu, ou Ravenna conseguiu o que tanto queria?!

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais