Resenha da Semana: Garota exemplar, de Gillian Flynn

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

FLYNN, Gillian. Garota exemplar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. 446 p.

Gillian Flynn é uma escritora americana e crítica televisiva de 49 anos. Nascida na cidade de Kansas City, em 2014, entrou pela primeira vez na lista de escritores mais bem pagos do mundo pela revista Forbes. Neste suspense, Gillian conta a história de Amy, uma aspirante a jornalista que é filha de dois escritores que ficaram famosos escrevendo uma série de livros cuja personagem também se chamava Amy e se parecia fisicamente com a personagem principal. O mundo inteiro conhece apenas a “Amy Exemplar” a garota dos livros, e a comparação com a Amy real sempre foi inevitável e muito cansativo.

Os livros trouxeram a Amy e seus pais muita fama e bens materiais, uma posição social favorável, mas crescer sendo constantemente comparada a uma personagem de livro não foi fácil para ela. Uma máquina incansável de pensar, Amy aprendeu, à medida que crescia, a manipular as pessoas ao seu redor para construir a realidade que tanto queria para si, e não aquela que foi lhe dada a partir dos livros. Ela planeja minuciosamente cada detalhe e articula com precisão essa realidade que deseja para si, mesmo que tenha que passar por cima de outras pessoas para consegui-la.

Amy conhece Nick em uma festa e logo ambos se apaixonam e se casam. Uma crise econômica que atingiu o país faz com que ambos percam seus empregos, tendo assim que repensar os próximos passos de suas vidas. Nick é forçado a voltar para sua cidade natal, pois sua mãe está doente e precisa dele, Amy o segue, mas não com muita vontade. Acostumada a ter as coisas do seu jeito, Amy não vê como aquela vida simplória de cidade pequena irá satisfazê-la, e tudo piora quando ela descobre que Nick a está traindo.

Na manhã do seu 5° aniversário de casamento, Nick se despede da esposa e vai trabalhar no bar em que é sócio com sua irmã gêmea Margot, até que recebe a ligação de um vizinho avisando sobre uma movimentação esquisita em sua casa. Ao chegar lá Nick vê uma cena suspeita em sua sala de estar, onde jaz uma mesa de vidro quebrada e virada, e nenhum sinal de sua esposa. Em pânico Nick liga para a polícia para que investigue esse possível sequestro. Mas quanto mais a polícia parece investigar, mais culpado Nick fica a seus olhos.

O que terá acontecido naquela manhã? O quão Nick é culpado nesta história? Amy será encontrada? Se sim, viva ou morta? “Garota Exemplar” é um livro incrível de suspense psicológico que consegue prender a atenção de qualquer leitor do início ao fim.

Resenha por Rachel Gervásio De Marco
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais