Resenha da Semana: Novembro de 63, de Stephen King

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

KING, Stephen. Novembro de 63. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2013. 727 p.

Stephen King nasceu em Portland em 21 de setembro de 1947, é conhecido mundialmente como um autor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia. Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. É o nono autor mais traduzido no mundo. Muitas de suas obras foram adaptadas em filmes, minisséries, séries de televisão e quadrinhos. King já publicou 59 romances, incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman, e 6 livros de não ficção. Ele já escreveu cerca de 200 contos, a maioria dos quais foram publicados em coleções de livros. Casou-se em 1971 com Tabitha Spruce, que também era romancista e foi responsável por inspira-lo e ajuda-lo em diversas histórias.

Em “Novembro de 63”, King traz ao leitor uma história de viagem no tempo, carregada de mistério, bem ao seu estilo. O professor de inglês Jake Epping leciona em uma pequena cidade do Maine, e em um dia comum, enquanto corrige algumas redações da sua turma de ensino para adultos, se depara com uma especialmente chocante, escrita pelo faxineiro da escola, onde relata o trágico dia em que toda sua família foi assassinada pelo pai quando era somente uma criança, há cinquenta anos. Transtornado com o relato, Jake convida o faxineiro Harry Dunning para ir até a lanchonete local, comandada por Al, para conversar sobre o caso. Após a conversa, Al chama Jake e acaba por recrutá-lo para uma missão que havia se tornado a missão de sua vida, impedir o assassinato de John Kennedy.

Intrigado e confuso, uma vez que o assassinato em questão havia acontecido no mês de novembro, mas do ano de 1963, Jake acha que Al está maluco, até que o dono da lanchonete lhe mostra um portal na despensa do lugar que permite a viagem no tempo até um dia específico do ano de 1958. Como todo livro que aborda o tema viagem no tempo, a viagem em si tem regras específicas, e neste não seria diferente. A pessoa que atravessa o portal para 1958, independente de quanto tempo passe lá, em 2011, ano presente no livro, passam apenas 2 minutos. Não importa o que você faça no passado, a partir do momento em que volte ao presente, voltará sempre para 1958, então, tudo se reinicia. Como Al está muito debilitado de saúde, precisa que alguém dê continuidade à sua missão depois que já se for.

Explica que impedindo a morte do presidente, não haverá as guerras que se sucederam depois, como a do Vietnã, salvando-se assim milhões de vidas. Jake assume a missão e tenta, não apenas mudar o destino do presidente Kennedy, mas também a trágica história do faxineiro Harry, como forma de ajudar um amigo e testar sua capacidade de mudar algum evento passado relevante. Jake consegue mudar a história de Harry, mas salvar a vida de um presidente é um trabalho muito mais complexo, que exigirá no professor muita pesquisa e paciência, uma vez que terá de esperar no passado cinco anos até que novembro de 1963 chegue. Desta forma acompanhamos o personagem principal se mudando para a cidade do portal, conseguindo um emprego e construindo uma nova vida enquanto, em paralelo, pesquisa a vida do homem responsável pelo assassinato do presidente e monta um plano para impedi-lo. Enquanto assume uma nova identidade e vive sua vida de professor no passado, Jake conhece e se apaixona por Sadie, sua bela colega de trabalho com quem acaba por planejar uma vida juntos. Dividido entre seu amor e sua missão, que foi o que o levou até ali em primeiro lugar, Jake terá de lutar contra o próprio tempo que dificulta o máximo que pode para que os eventos históricos aconteçam sempre da mesma forma.

Stephen King faz um trabalho incrível de ambientação do que era os Estados Unidos na década de 1950. O leitor entra na história junto com Jake e descobre as lanchonetes com seus hambúrgueres incríveis, a música dançante, os carros conversíveis e tudo o que a época ofereceu de encantador. Lutamos junto com Jake contra o tempo e vemos seu esforço sobre-humano para mudar a história.

Leitura que vale a pena ser feita pelo menos uma vez na vida.

Resenha por: Rachel Gervásio De Marco
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais