Resenha da Semana: O melhor de mim, de Nicholas Sparks

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

SPARKS, Nicholas. O melhor de mim. São Paulo: Arqueiro, 2012. 270 p.

Nicholas Sparks é um escritor, roteirista e produtor estadunidense que lançou seu primeiro romance quando tinha 31 anos, após isso, lançou mais 19 livros. Suas obras foram traduzidas para 50 idiomas e já foram vendidos em torno de 100 milhões de exemplares em todo o mundo. Um sucesso tanto nos livros, quanto nas adaptações realizadas para o cinema; ao todo 11 de seus livros foram para as telonas.

Que os livros do autor Nicholas Sparks nos emocionam, nos fazem torcer pelos personagens e até nos fazem chorar, em alguns finais, não é novidade, não é?! Mas em “O melhor de mim” ele faz tudo isso e muito mais, com um enredo perfeito, cheio de alegria, tristeza, romance e uma pitada de luto.

A história é contada em terceira pessoa, mas não em um personagem fixo. A cada momento a visão de um dos personagens da história é exposto. Nicholas Sparks surpreende a todos os leitores, que tem experiência com seus livros, pois suas obras sempre seguem um padrão, mas dessa vez ele mostrou sua capacidade de criação, versatilidade e inovação.

Alguns personagens aparecem como que por um relance, e pensamos às vezes que não fazia o menor sentido nele estar na história, mas Nicholas nunca dá um ponto sem nó, e lá na frente, acabamos entendendo a sua importância no enredo. Amanda, a personagem principal é uma mulher de força, coragem e determinação. Em um momento importante, ela é colocada à prova. Ela deve escolher qual caminho seguir, e infelizmente, nenhum deles é fácil. A protagonista terá de arcar com suas responsabilidades e com a consequência de sua escolha.

O mais maravilhoso desse livro é o quão envolvente ele se torna, com o passar das páginas. Você se envolve emocionalmente com cada personagem e em cada situação. Em vários momentos é possível sentir a angústia de Amanda, a trama em que ela estava envolvida, os questionamentos e a incerteza que ela vivia.

Como em todas as obras de Nicholas, quando chegamos em um certo momento do livro, já esperamos algo dramático e muitas vezes catastrófico. Infelizmente o final não é feliz, pelo menos para uma das partes envolvidas. Mas o que surpreende neste livro foi ver, como mesmo seguindo um padrão de acontecimentos, o autor consegue surpreender e emocionar, mesmo a obra estando quase em seu final.

Leia o livro com o coração aberto para viver muitas emoções e sentir todo o drama envolvido entre Amanda e Dawson.

Como já era de se esperar, o sucesso do livro foi tão grande, que ele foi adaptado para as telonas, tendo como atores James Marsden, interpretando Dawson, e Michelle Monaghan, no papel da nossa querida Amanda.

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais