Resenha da Semana: O sonho do tigre, de Colleen Houck

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

HOUCK, Colleen. O sonho do tigre. São Paulo: Arqueiro, 2018. 608p.

Colleen Houck é uma leitora voraz que adora títulos de ação, aventura, temas paranormais, ficção científica e romance. Ela entrou para a lista de livros mais vendidos do The New York Times com a série A maldição do tigre, que já vendeu cerca de 650 mil exemplares no Brasil. A obra teve os direitos adquiridos pela Paramount Pictures. Também é autora da série Deuses do Egito. Colleen estudou na Universidade do Arizona e trabalhou como intérprete de língua de sinais durante 17 anos. Ela mora em Salem, no Oregon, com o marido e uma imensa coleção de tigres de pelúcia.

A série, escrita pela americana Colleen Houck, é dividida entre 4 livros originais (A Maldição do Tigre, O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e O Destino do Tigre), há pouco tempo foi lançado um quinto, denominado; O Sonho do Tigre.

Cinco anos após ter terminado sua saga de “A maldição do tigre”, parece que a autora Collen Houck decidiu que ainda tinha mais coisas para contar, criando assim o quinto e último volume da série. “O Sonho do Tigre” é a história de Anamika e Kishan, a deusa e seu tigre, que tiveram que abrir mão de muitas coisas e cumprir seu papel de “divindade”.

Nesse último volume, Colleen Houck não quis apenas encerrar a história dos dois com o dever cumprido e o sacrifício, ela quis contar sobre o relacionamento do dois, como foi construído e como os anos em que Durga e seu tigre viveram juntos foram maravilhosos. Afinal, ela não podia deixar que o tigre negro fosse apenas o herói que se sacrifica no final. Porém a história não é só sobre isso, a autora volta a abordar a viagem no tempo e nos mostra que nada do que aconteceu foi por acaso.

O sonho do tigre tem início após a derrota de Lokesh, quando Kishan abdica de Kelsey e passa a ser o protetor da deusa Durga – Anamika. Kishan ainda não sabe se tomou a decisão correta abrindo mão de sua amada para seu irmão e aqueles pensamentos passam a atormentá-lo até que o xamã Phet aparece, pedindo sua ajuda para salvar Kelsey, o que ele aceita de prontidão. O que ele sequer imagina é que essa missão é apenas o começo de uma jornada para ele e Anamika, que terão desafios a cumprir.  No entanto, nada é tão simples e uma falha ao cumprir seus deveres pode modificar todo o destino.

Em meio a dificuldades e decisões difíceis, vemos um enredo distinto se desenrolar, nos rendendo uma jornada eletrizante em que nossos personagens se sentirão tentados a todo momento a interferir nos acontecimentos e redesenhar um novo futuro que atenda melhor suas expectativas.

A série que conta com uma boa dose de ação também tem seu romance, no entanto, este não é o foco principal. O enredo nos mostra muito o amadurecimento dos personagens principais e tudo o que fez com que se tornassem quem são.

As missões em que estão envolvidos proporcionam um grande crescimento pessoal para ambos.

Resenha por Thayane Luiza Zschaber de Oliveira
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais