Resenha da Semana: Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

REID, Taylor Jenkins. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Editora Paralela, 2017. 360 p.

Taylor Jenkins Reid é uma escritora norte-americana que nasceu na cidade de Acton em 20 de dezembro de 1983. Se lançou na carreira de escritora quando ainda trabalhava em uma escola de ensino médio. “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” foi lançado em 2017 e com ele a autora foi indicada ao Prêmio Goodreads Choice de Melhor Ficção Histórica.

Monique é uma jovem jornalista que tem sua carreira transformada quando recebe a notícia de sua chefe de que a própria estrela do cinema, Evelyn Hugo, deseja dar uma entrevista exclusiva, mas apenas se a entrevistadora for ela. Evelyn Hugo é uma famosa atriz dos tempos áureos de Hollywood que se casou sete vezes durante sua vida.

Dona de uma beleza estonteante, desperta curiosidade e admiração em todos pois nunca falou publicamente sobre sua vida privada. Seus casamentos e o que aconteceu em sua vida são um mistério guardado a sete chaves, e apenas Monique parecia ser capaz de revelá-los.

Evelyn tinha uma filha, que morreu de câncer de mama na idade adulta, e está promovendo um evento para leiloar seus icônicos vestidos a fim de arrecadar fundos para instituições que trabalham nesta causa. Monique é chamada para entrevistá-la sob o pretexto de falar sobre o evento, mas quando se encontra com a estrela, descobre que as intenções da atriz são muito diferentes, e muito mais intrigantes do que ela imaginava.

Evelyn, que já se encontrava em uma idade avançada, pede a Monique que seja responsável por escrever sua biografia e que escreva com fidelidade sobre cada aspecto de sua vida e que este seja seu legado quando ela já tiver partido. Monique reage com desconfiança, uma vez que Evelyn se tornou uma pessoa tão reservada que até uma simples foto era difícil conseguir.

Por que ela tinha sido escolhida? O que Evelyn poderia ganhar com esse acordo? Quais as intenções da atriz por trás disso?

Monique fica desconfiada e receosa, mas acaba aceitando o projeto, pois além do retorno financeiro, seria o trabalho de sua vida, o motivo pelo qual ela havia apostado em seu potencial e se separado de seu marido quando este quis mudar para outra cidade.

Se havia escolhido se colocar em primeiro lugar, Monique deveria fazer jus à sua decisão. Sendo assim, as duas começam dia após dia um trabalho extenso onde Evelyn contava, sem nenhuma censura e completamente munida de sinceridade, toda a sua trajetória, de uma menina pobre, filha de cubanos, moradora de um bairro periférico de Nova York, até a mundialmente famosa atriz de Hollywood, ganhadora de um Oscar.

Evelyn diz desde o começo que não se arrepende de nada do que fez em sua vida, que todas as suas decisões foram tomadas para proteger quem ela amava e a si mesma, que seus sacrifícios foram honestos e motivados por amor e mantém esse posicionamento até o final.

Monique cria uma relação de admiração e amizade à medida que vai escutando a história da atriz, criando um profundo laço de empatia, mas esse laço pode se romper facilmente quando a jornalista descobre o real motivo de ter sido escolhida para a tarefa, quando precisará decidir entre a carreira e a família.

Resenha por: Rachel Gervásio De Marco
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais