Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas divulga medidas de prevenção ao coronavírus

Ações seguem orientações definidas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas e Governo de Minas Gerais
Com a proposta de orientar gestores e equipes de bibliotecas públicas municipais e comunitárias, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas informa que novas ações devem ser tomadas como medidas de contenção à contaminação pelo COVID-19 (Coronavírus).
Seguindo orientações enviadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, divulgadas em 18 de março de 2020, bem como cumprindo as determinações do decreto publicado pelo Governo de Minas Gerais em 15 de março de 2020, fica recomendada a suspensão de acesso do público externo a bibliotecas, auditórios e outros espaços de uso coletivo pelos próximos 30 dias.
Os gestores e as equipes das bibliotecas municipais e comunitárias que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas devem se atentar aos cuidados a ser seguidos pelas próximas semanas: separar uma estante para recebimento do material devolvido, usar luvas para receber materiais, acomodar livros e outros materiais em estantes separadas exclusivamente para esse fim, não colocar o livro ou material recebido no acervo durante cinco dias, também não liberar seu empréstimo pelo mesmo período.
Passados os cinco dias, usando equipamentos de proteção individual, deve ser feita nova higienização no material recebido, passando álcool e papel toalha nas capas. Em seguida, é necessário o descarte do material utilizado para higienização. Ao fim, repetir o protocolo de higienização das mãos.
Em comunicado divulgado anteriormente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a retirada de doação de livros, empréstimos e devoluções de exposições literárias itinerantes devem ser reagendados. Já as Assessorias Técnicas continuam sendo prestadas normalmente pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.
As medidas poderão ser revistas nos próximos dias pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de acordo com a evolução da situação do contágio em Minas. Acompanhe nossas redes sociais.