Tradução de “As Confissões”, de Agostinho de Hipona, é tema do projeto Talentos Literários

Live com o escritor Márcio Meirelles Gouvêa Júnior será transmitida pelo Instagram na sexta-feira (24/9)

O pensamento filosófico de Agostinho de Hipona é o tema da edição de setembro do projeto Talentos Literários, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Na sexta-feira (24/9), a partir das 15h, o equipamento cultural promove uma live pelo Instagram (@bibliotecaestadualmg), com participação do escritor Márcio Meirelles Gouvêa Júnior, que vai conversar com o público a respeito de seu último trabalho: a versão traduzida de “As Confissões”, de Agostinho Hipona. A medição é de Eliani Gladyr.

A edição traduzida para o português das “Confissões de Agostinho de Hipona” é o resultado de dois anos de pesquisa, e de desenvolvimento da técnica tradutória, cuja teoria faz parte da introdução do livro. A tradução resultou em um grande poema, com feição não apenas salmódica, referente aos salmos bíblicos, mas também clássica, como os poemas latinos dos séculos 1 a.C. a 2 d.C.

De acordo com o escritor, Agostinho usou mais de 2500 referências bíblicas e clássicas para a elaboração dessa sua autobiografia, e cada uma dessas citações guarda o sentido literal, o contexto original, e, muitas vezes, a musicalidade. “Por isso, a proposta desta nova edição é encontrar e transcriar a poesia do texto agostiniano, de modo a fazer uma grande estrutura melódico-poética, em tudo diferente das edições anteriores em todas as línguas”, destaca Márcio.

Mesmo já tendo traduções para o português, a proposta do trabalho é apresentar apenas sua estrutura literária, sem nenhuma aproximação teológica. É o estudo específico da poesia do texto, não de sua literalidade ou de sua dimensão filosófica, mas a percepção e transmissão de toda sua musicalidade e potencialidade lírica.

Aurélio Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, teve papel importante nos estudos teológicos e filosóficos no início do Cristianismo. Suas obras tiveram grande influência no desenvolvimento da religião e da própria filosofia ocidental. Santo Agostinho também era bispo da cidade de Hipona, uma província romana localizada Argélia. Atualmente, a cidade é tem o nome de Annaba.

O projeto “Talentos Literários” é uma iniciativa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais para dar mais espaço e divulgação a diferentes produções da literatura e das artes em geral. Sempre na última sexta-feira de cada mês, um escritor ou artista é convidado para conversar com o público a respeito de seu trabalho, em transmissões ao vivo pelo Instagram da Biblioteca Estadual.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.