Resenha da Semana: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K Rowling

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2015. 223 p.

Joanne Kathleen Rowling, nascida nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Ganhou notoriedade ao escrever uma das sagas mais conhecidas no mundo inteiro. Recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias de seus livros. Esse é o primeiro livro da saga do famoso bruxo Harry Potter.

Harry Potter é um jovem garoto britânico, que vive na Rua dos Alfeneiros com seus tios e seu desprezível primo Duda. Ele foi deixado na porta de seus tios por Albus Dumbledore, Minerva e Hagrid, todos bruxos, pois seus pais haviam sido mortos por Lord Voldemort, um grande bruxo das trevas. Harry consegue escapar ileso de um feitiço mortal, e ganha sua famosa cicatriz em forma de raio na testa.

Seus tios o rejeitam, por saber que ele é um bruxo, como seus pais. Ele vive em um mini quarto embaixo da escada no armário de vassouras da casa e é tratado como um escravo. Enquanto seus tios comem e se fartam do bom e do melhor, ele come sobras e coisas ruins e em menor quantidade. Já ficou um dia todo sem comer, como forma de castigo, e sempre vestia as roupas usadas e rasgadas que não serviam mais em seu primo.

Mas sua vida acaba mudando de direção quando chega seu aniversário de onze anos. Ele recebe uma carta, entregue por uma coruja, da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, comunicando sua entrada na escola. Seus tios assim que encontram a carta, entram em pânico e fogem para que ninguém do mundo bruxo encontre o garoto e sua família. Em uma dessas medidas desesperadas de se esconder, eles foram parar em uma cabana distante e isolada em uma ilha, mas isso não foi nenhum problema para que Hagrid, o guarda caças de Hogwarts o encontrasse e contasse a sua verdadeira origem.

Seus tios haviam mentido para Harry sua vida inteira, dizendo que ele havia ficado órfão quando tinha um ano e que seus pais morreram em um acidente de carro. Quando Hagrid conta toda a verdade, Harry, inicialmente, não acredita e acha que pode ter ocorrido um engano; ele era normal, mais do que isso, era invisível.

Quando ele então vê sua tia confessando que mentiu sobre tudo, ele decide que vai viver uma vida diferente da que ele tem hoje e decide ir junto com Hagrid para a escola. Chegando no trem para fazer a viagem até Hogwarts, Harry faz amizade com Rony e Hermione. Todos ficam impressionados por estarem na presença do único bruxo que sobreviveu à magia mais mortal de todas e saiu ileso, somente com uma cicatriz de lembrança.

O primeiro livro aborda o primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A autora utiliza a falta de conhecimento de Harry para nos ensinar como funciona o mundo bruxo, dentro dos castelos de Hogwarts. À medida que Harry vai se aprofundando no mundo mágico, nós também aprendemos cada vez mais a respeito do mundo bruxo e suas peculiaridades.

Harry frequenta classes com aulas e professores bruxos que lecionam matérias importantes para este novo universo em que ele faz parte. Harry descobre também que tem a aptidão, em um esporte do mundo bruxo muito famoso, chamado Quadribol.

Ao final do período letivo, Harry tem um breve encontro com o algoz de seus pais, o então famoso Lord Voldemort que o enfrenta afim de possuir a famosa Pedra Filosofal.
A tradução feita para o português do Brasil, torna a leitura fácil e dinâmica, prendendo qualquer pessoa que inicie a leitura deste livro que nos apresenta um novo mundo, independentemente de sua idade, crianças, jovens ou adultos são imersos em um mundo mágico com histórias fascinantes.

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais