Biblioteca Estadual recebe segunda edição da Mostrô

Programação da “Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz” reúne lançamentos de livros, gastronomia, além de um bate-papo sobre saúde mental

Mais arte e cultura aguardam os visitantes da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais em setembro. O equipamento administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) recebe a segunda edição da “Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz”. O evento, que acontece no sábado (18/9), tem entrada gratuita e será realizado ao ar livre, no Teatro de Arena da Biblioteca Estadual, das 9h às 17h. O acesso ao espaço se dará pela Rua da Bahia, em frente ao Instituto Izabela Hendrix.

Em formato reduzido e cumprindo os protocolos de distanciamento social, a segunda edição da Mostrô – que é realizada pela Da Terra Gestão Cultural e tem o apoio institucional da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, do Circuito Liberdade e da Câmara Mineira do Livro – vai reunir mais de 20 expositores, fazedores de arte, cultura e gastronomia. A segunda edição do evento também apoia o movimento Setembro Amarelo, iniciativa dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio.

Além de aderir à identidade visual do movimento, a Mostrô contará com a participação da terapeuta Juliana Diniz, que irá promover um bate-papo às 10h sobre a importância dos tratamentos complementares, barras de access e reiki para o cuidado com a mente e corpo. Outro destaque da programação de setembro é a presença da escritora Monique Pacheco. Ela terá um espaço para promover seu recente trabalho, o livro “Meu Cabelo não é pro seu governo”.

Com o objetivo de empoderar meninas, trabalhar a identidade e a autoestima, combater o bullying e as várias formas de manifestação do racismo, a obra de Monique Pacheco é uma narrativa dedicada a ganhar mentes e corações por um mundo melhor. Voltada a todos os públicos, a publicação conta com um texto leve e ilustrações despojadas feitas por mulheres que já vivenciaram na pele o desafio de enxergar sua beleza para além dos padrões estéticos etnocêntricos.

Lançamentos e programação variada
Durante o evento, também serão lançados títulos publicados pelo Grupo Editorial Caravana, como “Em alto mar”, de Guy Costaneto, escritor de Contagem e que tem apenas dez anos de idade, e “Angie”, de Leonardo Costaneto, “Os tatuzinhos e a romã” de Lohan Valladares, “O dia que… meu pai saiu de casa”, de Ana Laura Cirtês e “The Buk´s on the table, de Carlos Junior. Outras publicações da editora também estarão disponíveis para comercialização. Acesse AQUI a relação completa dos livros.

Haverá, também, durante a realização da Mostrô, uma atração voltada ao fomento da leitura e da literatura.  A partir das 11h, a atriz e contadora de histórias Luísa Lagoeiro, e o professor de artes e contador de histórias Carlos Eduardo Caetano irão divertir o público com narração de histórias das obras “Sopa do Malandro”, de Ricardo Azevedo, e “De noite no bosque”, de Ana Maria Machado. A atração é oferecida pela Clássica Distribuidora de livros.

Para garantir a segurança dos visitantes durante a permanência na Mostrô, o evento contará com distribuição de máscaras para todos os participantes. A iniciativa é fruto de uma parceria com a organização da mostra e o Instituto Sol, entidade sem fins lucrativos que tem como missão diminuir as desigualdades sociais, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças, jovens, adultos e idosos através de várias iniciativas.

O evento contará, ainda, com um espaço gastronômico para os participantes degustarem o melhor da cozinha mineira e atrações musicais com presença da DJ Fê Linz, que vai ambientar o espaço com ritmos característicos das décadas de 1960 a 1990.

Sobre a Mostrô
A “Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz” foi idealizada para promover a diversidade cultural de nosso estado e, nos próximos meses, vai evidenciar diferentes linguagens artísticas, como artesanato, gastronomia, design e literatura. As edições ocorrerão sempre aos sábados, até o mês de dezembro. A proposta é valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz
Data:18/9 (sábado)
Horário:das 9h às 17h
Local:Teatro de Arena da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais