Ano do centenário de nascimento de Paulo Freire é comemorado com série de conteúdos especiais

Com o tema #PauloFreireFaz100Anos, serão compartilhadas, em todos os dias 19 de cada mês, diferentes publicações nas redes sociais sobre a vida e a obra do Patrono da Educação Brasileira

Este ano será pequeno para as inúmeras comemorações dos 100 anos de nascimento de Paulo Freire. No Brasil e em vários outros países uma programação intensa será dedicada a Paulo Freire, que revolucionou a educação brasileira. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também não ficará de fora dessas homenagens e trará conteúdos especiais em suas redes sociais sobre o educador.

As primeiras publicações estarão disponíveis nos perfis de Instagram e Facebook da Biblioteca Estadual nesta sexta-feira (19/2), reunindo informações e curiosidades a respeito da vida e da obra do Patrono da Educação Brasileira. Intitulada #PauloFreireFaz100Anos, a série de conteúdos sobre Paulo Freire será compartilhada nas redes sociais da Biblioteca Estadual todo dia 19 de cada mês de 2021.

Nascido em Recife (PE), no dia 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica e desenvolvido um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas, com grande potência e radicalmente humanizador.

Freire ganhou mais de 41 títulos de doutor honoris causa de universidades, como Harvard, Cambridge e Oxford. Sua vida, bem como a sua obra se baseiam nos seguintes princípios: da empatia, do amor, da humildade, do diálogo e da esperança. Esperança não originada do verbo esperar, mas sim, do verbo esperançar…que é confiar em uma nova ordem social justa como horizonte a perseguir.

O método Paulo Freire foi desenvolvido no início dos anos 1960 no Nordeste do país, onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola, formando um grande contingente de excluídos da participação social. Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.

A proposta do educador sempre foi voltada a estimular a alfabetização dos adultos a partir da discussão de suas experiências de vida entre si, por meio de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo. O caráter político, libertador e conscientizador é o diferencial da metodologia de Paulo Freire dos demais métodos de alfabetização.

O educador pernambucano revolucionou a pedagogia do país ao refletir sobre a construção de uma escola democrática e uma nova abordagem na relação entre educador e educando, que colocava como base do aprendizado a troca horizontal de saberes e experiências. Seu legado nos ensina a entender a educação como espaço de transformação social, que nos ajuda não só a ler a história, mas sermos também escritores da história.

Paulo Freire defendia um conceito de alfabetização para além da decodificação dos códigos linguísticos, não bastando apenas saber ler e escrever, mas sim, o uso social e político desse conhecimento na vida cotidiana. E o mesmo pode ser utilizado também para ajudar na alfabetização e letramento de crianças.

Comemorar o centenário de Freire é uma honra para nós, brasileiros. Especialmente nesse tempo de pandemia e incertezas na Educação, o momento é bastante oportuno para questionarmos: qual é a atualidade de Paulo Freire? Como esses princípios libertadores podem nos servir de inspiração para pesarmos de forma crítica e criativa esse novo tempo?

Acompanhe nossos conteúdos nas plataformas digitais e comemore conosco o centenário de nascimento de Paulo Freire.

#PauloFreireFaz100Anos