Biblioteca Estadual oferece minicursos gratuitos sobre processos de produção de livros impressos

Atividades serão realizadas em março, por meio de plataforma de videoconferência

Diferentes processos sobre a produção literária são os temas de duas atividades gratuitas oferecidas pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais em março. Ministrados pelo servidor Afonso Andrade, os minicursos “Da invenção à excelência, o livro impresso de 1450 a 1570” e “Tinta, madeira e buril – a gravura no livro impresso, séculos XV e XVI” vão apresentar perspectivas mais abrangentes sobre técnicas que atravessaram os anos.

Ofertado nos dias 8/3 e 9/3, das 9h às 11h, em ambiente virtual, o minicurso “Da invenção à excelência, o livro impresso de 1450 a 1570” vai mostrar a trajetória do livro impresso, desde seu aparecimento no ocidente, por volta de 1450, sua expansão pela Europa e seu desenvolvimento, principalmente pelos tipógrafos italianos em Veneza, onde as obras impressas ganharam um salto de qualidade em sua produção.

A atividade será ministrada em ambiente virtual, e as inscrições podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas e, ao fim do minicurso, haverá emissão de certificado que será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.

Já a minicurso “Tinta, madeira e buril – a gravura no livro impresso, séculos XV e XVI” será realizado nos dias 10/3 e 11/3, também das 9h às 11h, em plataforma de videoconferência. Nessa atividade, o participante vai entender mais sobre o desenvolvimento da gravura no ocidente e sua relação com os livros tipográficos, nos séculos XV e XVI, com destaque para as edições ilustradas de Orlando, o furioso, de Ludovico Ariosto, um dos livros mais editados no século XVI.

As inscrições estão disponíveis neste link e, ao fim da atividade, será enviado para o e-mail informado um certificado de participação.