Biblioteca de São Sebastião do Paraíso é premiada em projeto da Recode

Espaço conquistou o segundo lugar geral ao estimular práticas de inovação, sustentabilidade e transformação social e digital

A Biblioteca Pública Municipal Professor Alencar de Assis, em São Sebastião do Paraíso, conquistou o segundo lugar em projeto da Recode que premia práticas de inovação, sustentabilidade e transformação social e digital realizados por bibliotecas públicas e comunitárias em seus municípios. O equipamento, que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), teve destaque na etapa 2020 do projeto, realizado em parceria com o Movimento Bem Maior e que tem o objetivo de fortalecer uma rede de bibliotecas em todo o país.

O reconhecimento buscou valorizar profissionais e espaços que lideraram a elaboração e implementação de atividades inovadoras a partir das demandas identificadas em cada município. As 5 primeiras colocadas de cada fase ganham equipamentos para apoiar o uso de tecnologia em seus espaços, como notebooks (1º e 2º lugar), TV de 32″ (3º lugar), data show (4º lugar) e impressora multifuncional (5º lugar).

Em duas edições, realizadas em 2019 e 2020, os profissionais participantes receberam uma formação diversa para que pudessem traçar uma nova programação a partir de uma pesquisa da comunidade, entendendo como a biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento local em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, foram realizadas dez formações para mais de 100 profissionais de bibliotecas. As duas fases impactaram mais de 1.400 pessoas em cursos de tecnologia oferecidos pelas instituições participantes. Em breve, será publicado o caderno das Melhores Práticas 2019 e 2020 no site da Recode. A relação completa dos vencedores pode ser acessada AQUI