Resenha da Semana: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. 397 p.

Suzanne Marie Collins é escritora de ficção científica e literatura infanto-juvenil, além de ser roteirista, conhecida pela trilogia “Jogos Vorazes”, que foi sucesso mundialmente vendendo mais de 85 milhões de cópias no mundo todo. Esse é o primeiro volume da trilogia.

Panem é uma nação que foi criada após o fim da América do Norte, ela é composta por 13 distritos, cada um com sua especificidade e nível social. Os primeiros distritos são mais nobres, pois possuem matéria prima mais preciosa para a Capital, o centro de governo de Panem, que governa e comanda todos os outros distritos. Quanto mais matéria prima preciosa você produz, mais bondade da Capital você recebe.

Infelizmente, nos distritos mais distantes, como os distritos 8 e 12, o fornecimento de alimentos, roupas e remédios, necessários para a sobrevivência da população, são mais escassos. Isso faz com que os mais jovens sejam obrigados a adquirir, de formas ilícitas, de acordo com a Capital, comida para a família e amigos próximos.

Para demonstrar toda a soberania e o poder sobre os demais distritos, a Capital cria os “Jogos Vorazes” que consistem em um jogo de sobrevivência. Os distritos são obrigados a participar e são escolhidos um homem e uma mulher de cada distrito, podendo ser voluntariamente ou por meio de sorteio. Os jogos são transmitidos pela televisão e o jogo acaba quando apenas um, homem ou mulher, sobrevive.

Após ser realizado o sorteio das mulheres no distrito 12, Prim, uma linda garotinha, é escolhida. Para proteger sua irmã mais nova, Katniss se voluntaria e pega o lugar de Orim nos jogos. Isso foi um feito, porque durante muitos anos ninguém se arriscava a correr o risco por outra pessoa, mas Katniss não podia ver sua pequena irmã participando dos jogos, ela era muito frágil, não sabia caçar e nem subir em árvores, por exemplo, o que seriam habilidades valiosas na arena.

Como tributo masculino, Peeta foi o sorteado. Ele era filho dos donos da única padaria do distrito 12. Peeta e sua família não passavam necessidade, devido aos recursos financeiros que o estabelecimento proporcionava. Ele conhecia Katniss desde a infância e sempre teve sentimentos por ela, mas nunca teve coragem para se aproximar e se declarar.

Katniss fica um pouco em paz, por saber que sua irmã e sua mãe não ficariam sozinhas, elas teriam Gale, seu melhor amigo. Eles caçavam juntos e após a colheita (como era chamado o sorteio), ele promete cuidar das duas enquanto Katniss estivesse nos jogos. Ela tinha uma única esperança, vencer os jogos e voltar para casa para rever sua família e trazer consigo um grande prêmio em dinheiro, o que permitiria que sua família jamais passasse necessidade novamente.

Nesse primeiro livro somos apresentados ao distrito 12 e toda a sua pobreza. Katniss deveria se aliar aos voluntários dos distritos 1, 2 e 3 para tentar sobreviver, mas será que ela realmente faria isso? Passaria por todos os seus princípios, pela sobrevivência? Ela seria capaz de matar alguém de graça ou só no caso de estar entre a vida e a morte? Ela seria capaz de atentar contra a vida de Peeta, seu companheiro de distrito? Ao fim do livro, qual tributo será o vitorioso?

A trilogia fez tanto sucesso, que foi adaptada para os cinemas, com seu primeiro filme lançado em 2012, com atores de peso como Jennifer Lawrence, interpretando Katniss, e Josh Hutcherson no papel de Peeta.

Resenha por Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais