Biblioteca Estadual recebe lançamento de livro de Biláh Bernardes

“Sentimento Dividido” é fruto de um projeto iniciado durante 2020, tendo o contexto da pandemia e outros temas como inspiração

A poeta Biláh Bernardes lança, no sábado (29/1), seu mais recente livro, “Sentimento Dividido” (Editorial Starling). O evento será realizado na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a partir das 9h, com entrada gratuita. O evento será realizado cumprindo todos os protocolos sanitários, e o uso de máscaras é obrigatório durante toda a permanência do público no local.

“Sentimento Dividido” é fruto de um projeto realizado durante todo o ano de 2020, quando a pandemia manteve o mundo recluso. Por sugestão de uma prima psicóloga, a autora iniciou a gravação de áudios, com um poema a cada dia do ano e enviados em grupos e em listas de transmissão do WhatsApp, inclusive a asilos. Foram mais de 300 poemas, de março a dezembro. O retorno recebido foi a deixa para a seleção inicial.

A princípio, foram selecionados 80 poemas, com intenção de selecionar 45 a 50. Para isso, Biláh contou com a ajuda do poeta e crítico literário Leonardo Magalhães, que a convidou para publicar através do selo editorial Starling. Pensar um título foi um complicado, por causa da escolha inicial a partir do coletivo das redes sociais, que impulsionou uma diversidade de temas, como mulher, família, origens, sociedade, vida, poesia.

Por isso, também, há poemas antigos e novos; alguns já publicados, outros inéditos. São, portanto, poemas de várias fases na vida da autora, dividida entre a cidade natal (Santo Antônio do Monte\MG) e a capital mineira, o convívio com amigos poetas e o aconchego da casa e da família.

Aí veio outra dúvida, que inclusive inspirou o título da obra literária: publicar o livro físico ou manter somente a versão virtual? Deixar o convívio de uma semana com amigos poetas foi o motivo do poema escrito em outubro de 2008, em Bento Gonçalves. E Sentimento Dividido ficou como o título do livro.

Biláh Bernardes é o nome poético de Maria Angélica Bernardes dos Santos, que nasceu em Santo Antônio do Monte/MG/Brasil (22/01/1950). Em Belo Horizonte, (1970), graduou-se em Pedagogia (1991), Psicopedagogia (CEPEMG (1994). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires – E.PSI.B.A (1996-2001).

Como poeta, está: Cônsul, por MG, do Movimiento Poetas del Mundo; membro da ACADSAL -Academia Santantoniense de Letras; Embaixadora pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – Suisse / France; Membro da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Tem artigos e poemas publicados na internet, em revistas e jornais no Brasil e exterior, participou também em diversas publicações coletivas, além de ter poemas em ônibus coletivos pelo projeto Teia de Textos, da UFMG/Letras; Quatro livros publicados: “FotoGrafias de DesCasamento” (Anome Livros – 2008) “AI-5” (Baroni Edições – 2016), em co autoria com Helenice Rocha, Irineu Baroni, Petrônio Souza Gonçalves e Rogério Salgado, “S A Monte de Minhas Lembranças” (Edição da autora, 2018) e “Desvelamento” (Sangre Editorial, 2019). Tem poemas traduzidos em espanhol, francês e inglês, enquanto outros foram musicados pelos músicos Anand Rao, Carolina Inês, Cristiano Lima, Jônatas Reis e Régis D’Almeida.

“Sentimento Dividido” tem apresentação do poeta Rogério Salgado, que diz: “É impressionante como Biláh Bernardes, com seu “Sentimento Dividido”, consegue tocar nossos sentidos e emoções; ora com a habilidade das remotas fiandeiras, ora com a luminosidade de uma aranha do fio de ouro, quando fabrica a sua resistente e fascinante teia. Um trabalho feito com alma, foco, precisão, talento, sentimento e esmero poético. (…) “Sentimento Dividido”, Biláh Bernardes, assim como em seus trabalhos anteriores, oferece ao leitor uma poesia de excelente qualidade, que nos convida a refletir e a sentir, com reveses, mas sem deslizes. Uma poesia que exala pelos poros, como o suor dos sentimentos: “Em meu sonho\de borboleta\me levanto\teço fios\crio asas\e busco a direção.”