Grupo de Estudos Alexandria aborda história das bibliotecas no Brasil e em Minas durante primeiro encontro do ano

Grupo de Estudos Alexandria aborda história das bibliotecas no Brasil e em Minas durante primeiro encontro do ano

Evento será realizado em 22 de fevereiro e vai contar com a participação de Maria da Conceição Carvalho e Márcia Máximo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MG), promove a primeira edição do ano do Grupo de Estudos Alexandria. Dessa vez, o encontro vai abordar a história das bibliotecas ao longo dos séculos e as ideias por trás de sua evolução, com foco no Brasil e em Minas Gerais. As convidadas são a professora Maria da Conceição Carvalho e a bibliotecária Márcia Máximo.

Durante o encontro do grupo, Maria da Conceição Carvalho conduzirá a linha do tempo sobre as bibliotecas no Brasil; já Márcia Máximo fará um relato sobre o processo de escrita do livro “Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo: 50 anos de história – 1970/2020”, importante registro sobre a biblioteca pública de Nova Serrana (MG). E os participantes irão debater o texto “O problema das bibliotecas brasileiras”, de Rubens Borba de Moraes, e que está disponível para leitura prévia neste link.

O evento é uma iniciativa virtual criada durante a pandemia para discutir temas ligados às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias será realizado em 22 de fevereiro (terça-feira), a partir das 14h30, por meio de plataforma de videoconferência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. As vagas são limitadas, e ao fim do encontro, haverá emissão de certificado de participação.

O link para participação será enviado automaticamente ao endereço de e-mail informado no momento da inscrição. Caso o link não seja enviado, é necessário entrar em contato com a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.

O Grupo de Estudos Alexandria é realizado bimestralmente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza o texto que será tema da reunião seguinte. A proposta do Grupo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos sobre os temas discutidos e, principalmente, a formação continuada.

Sobre as convidadas

Maria da Conceição Carvalho é professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciência da Informação. Atuou também como professora adjunta no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Dedicou-se, como professora e pesquisadora, aos temas Leitura e formação do leitor e História do livro e das bibliotecas. É doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia também pela UFMG. Atualmente é pesquisadora junto à Academia Mineira de Letras nas áreas específicas de arquivos literários e correspondência de escritores.

Márcia Máximo é bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo e das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Nova Serrana-MG. Bacharel em Biblioteconomia pela UNIFORMG, Pós-Graduada em Biblioteconomia: Sistemas de Informação, Tecnologias e Exatas pela FIJ. Licenciada em Pedagogia com Pós-Graduação em Educação Infantil a Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela FACIBRA. Autora/Organizadora do livro: “Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo: 50 anos de História (1970-2020)”, lançado em novembro de 2021.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco