Biblioteca Estadual volta a fazer empréstimos nos setores Infantojuvenil e Braile

Horário de funcionamento do espaço também é ampliado, com atendimento presencial de segunda a sexta

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais dá sequência ao processo de reabertura gradual de suas atividades presenciais e retorna com os empréstimos nos setores Infantojuvenil (BIJU) e Braille, a partir de quarta-feira (13/10). A medida está em concordância com a portaria nº 050/2021, da Fundação Municipal de Cultura, que orienta o retorno forma gradual e organizada, mediante adoção de protocolos sanitários nos espaços culturais situados em Belo Horizonte.

Na ocasião da reabertura dos setores, o horário de funcionamento da Biblioteca Estadual também será ampliado. O atendimento acontecerá, mediante agendamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, nos setores Empréstimo Domiciliar, Hemeroteca Histórica, Coleções Especiais, Periódicos. Já nos setores Infantojuvenil (BIJU) e Braille não há necessidade de agendamento, mas é preciso respeitar os protocolos de distanciamento social.

O Setor de Empréstimo Domiciliar está aberto apenas para recebimento dos livros que tinham data de devolução agendada para o período posterior ao Decreto do Governo do Estado que determinava a paralisação das atividades na Biblioteca Estadual. Os livros deverão ser entregues somente no setor Infantojuvenil – BIJU. O material recebido será colocado em quarentena por sete dias, em espaço adequado, seguindo procedimento protocolar.

Na Hemeroteca Histórica e no setor de Coleções Especiais, o atendimento ao público ocorrerá mediante agendamento prévio pelo e-mail hemerotecahistoricamg@gmail.com. Serão atendidos pequenos grupos de até seis pessoas. O setor de Coleções Especiais também adotará as mesmas medidas de atendimento, com agendamento pelo e-mail mineiriana.biblioteca@secult.mg.gov.br. O espaço recebe, até 29 de outubro, a exposição Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais, uma retrospectiva da produção literária do escritor Fernando Sabino. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento.

Já o Setor de Periódicos adotará um atendimento mais restrito, com um usuário sendo atendido por vez. O agendamento deve ser feito pelo e-mail xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br, e a consulta estará restrita apenas a exemplares impressos do jornal Minas Gerais. E o Sistema Estadual de Bibliotecas está retomando o atendimento presencial a equipes de bibliotecas públicas de outros municípios. Para assessorias locais, é necessário solicitar agendamento prévio pelo e-mail: sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Doações
O setor de Seleção e Aquisição da Biblioteca, do Núcleo de Formação e Processamento Técnico de Acervos, continuará a receber doações de materiais provenientes somente das leis de incentivo. Já as demais doações seguem suspensas.

Galeria de Arte
A Galeria de Artes Paulo Campos Guimarães está aberta de forma integral, desde 7 de julho. O espaço recebe a exposição “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”, que conta a relação afetiva de leitores a partir de relatos e experiências pessoais dos moradores, revelando não só suas práticas de leitura, mas também um aspecto da política cultural da cidade.

Reformas
O Setor de Empréstimos Domiciliares e o Setor de Referência e Estudos, localizados no anexo, Prédio Professor Francisco Iglésias, estão passando por reformas estruturais. Em breve, ambos os espaços retomarão suas atividades.

Imagem: Miguel Aun