Resenha da Semana: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000

Joanne Kathleen Rowling nascida nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Ganhou notoriedade ao escrever uma das sagas mais conhecidas no mundo inteiro. Recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias de seus livros. Esse é o terceiro livro da saga do famoso bruxo Harry Potter

A vida de Harry Potter está tão sem graça, como sempre, em suas férias de verão que ele acaba se esquecendo da data mais importante do ano, seu aniversário. Ele só se lembra desse dia especial quando começa a receber presentes de seus amigos, Rony, Hermione e até mesmo de Hagrid.

Para melhorar a sua estadia na rua dos Alfeneiros, a irmã de seu tio, Guida Dursley, vem visitá-los e passar alguns dias com eles. Harry e Guida nunca tiveram um bom relacionamento, ela sempre fazia questão de que Harry tivesse eterna gratidão ao seu tio, pois se ele tivesse sido abandonado na porta de sua casa, ela o teria despachado para um orfanato.

Em sua última noite como visita na casa dos Dursley, Guida ofende os pais de Harry de tal forma, fazendo com que o menino perdesse o controle e transformasse a tia em algo parecido com um balão, perdendo assim a sua chance de ter a assinatura de seu tio para uma visita especial em Hogsmeade, um vilarejo bruxo que fica próximo à escola de Harry. Esse havia sido o acordo entre os dois, se o menino se comportasse, o tio assinaria a autorização.

Já frustrado com tudo o que estava acontecendo, Harry decide pegar suas malas e ir embora para algum lugar, pois ele não aguentava ficar mais um minuto naquela casa. Enquanto ele está na rua, andando sem rumo, ele acaba vendo uma imagem assustadora entre as árvores, que pensa ser uma ilusão de sua mente e logo em seguida a ideia se esvai com a chegada no Noitebus, um ônibus para bruxos perdidos.

Nesse ônibus ele descobre que o assassino que foi apresentado no jornal trouxa naquela manhã, como foragido da cadeia, era na verdade um bruxo que fugiu da prisão mais segura e cruel do mundo mágico, conhecida como Azkaban.

Algumas coisas acontecem com Harry após sua chegada no Caldeirão Furado, uma pousada bruxa que fica próxima ao Beco Diagonal, que é o centro comercial bruxo, onde se encontram todas as lojas essenciais para bruxos, o banco bruxo entre outras coisas.

Quando Harry entra no trem a caminho de Hogwarts, algo nada comum acontece, ele acaba tendo o seu primeiro encontro com um dementador, criatura mágica horrenda, que protege e cerca Azkaban. Eles estavam à procura de Sirius Black, o fugitivo. Por sorte, Harry, Rony e Hermione se encontravam na mesma cabine que, Remo Lupin, o futuro professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e consegue se recuperar facilmente após sofrer um desmaio em decorrência deste encontro assustador com o dementador.

No terceiro ano de Harry em Hogwarts somos apresentados a novos conflitos, e uma nova ameaça tanto à vida de Harry quanto à escola está presente. Como uma forma de despertar o interesse do garoto pelas curiosidades da escola, os gêmeos Weasley o presenteiam com o Mapa do Maroto, um pedaço de pergaminho que mostra o castelo, as pessoas caminhando em seus corredores e todas as salas e passagens secretas.

Durante as aulas de adivinhação, sua professora Sibila Trelawney acaba entrando em transe e fazendo uma profecia sobre o retorno de Lord Voldemort, causando espanto em Harry que não consegue assimilar tal informação.

Em uma noite de lua cheia, os segredos finalmente são revelados. Descobrimos quem são os criadores do Mapa do Maroto, somos apresentados ao real traidor que entregou a localização da família Potter; Harry recebe um convite especial e nos solidarizamos com a condição do professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
O livro se encerra com o retorno dos alunos para seus lares, levando na bagagem memórias das incríveis aventuras que viveram durante esse ano letivo, novas amizades, novos temores e com a esperança de que o ano seguinte lhes traria novos ensinamentos e vivências.

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais